segunda-feira, 31 de maio de 2010

Copa 2010: Ministério da Saúde alerta!

Que a Copa do Mundo 2010 está chegando todo mundo sabe, mas será que todos estão cientes dos cuidados necessários para manter sua saúde em dia na África do Sul?



Para isso, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou várias dicas. É bom ficar atento.



O turista/torcedor brasileiro deve estar em dia com as vacinas contra sarampo, rubéola e febre amarela. Caxumba, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite também devem estar atualizadas - o que vai depender da faixa etária e do calendário de vacinação.




Essas vacinas são fornecidas gratuitamente em todos os Estados do país, nos postos de saúde.



Importante!!

Há quem tome a vacina contra febre amarela, mas não retire o "Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia". Este documento é essencial para a entrada no país sede da copa. Para isso, é necessário que se leve o passaporte e o cartão de vacinação assinado a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa para obter tal certificado.
Não deixe para fazer isso no dia da viagem ou há poucos dias de embarcar, uma vez que imprevistos acontecem e o centro da Anvisa por estar fechado no momento ou ocorrer falhas no preenchimento do cartão.
Para encontrar um desses centro da Anvisa, basta ir a um dos portos ou aeroportos do país, pois segundo o Ministério, quase todos possuem um. Para um atendimento mais rápido, cadastre-se primeiro no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras.



Ainda sobre as vacinas, foi feito um alerta sobre a antecedência de tomá-las. Há doenças, como o sarampo e rubéola, que estão classificadas como surtos na África do Sul e possuem fácil transmissão. Para estar protegido de verdade é recomendado tomar as vacinas 10 dias antes de viajar. Esta é uma forma fácil e eficaz de se prevenir contra estas e outras doenças.


Prevenção:


  • Faça seguro de saúde antes de viajar;

  • Evite alimentos vendidos por ambulantes;

  • Opte por alimentos bem cozidos e assados;

  • Evite carne crua e/ou mal passada;

  • Beba, preferencialmente, água mineral ou outras bebidas industrializadas;

  • Não uso/beba gelo (não se conhece a procedência da água usada em sua produção);

  • Evite sentar e deitar diretamente na grama;

  • Use repelente (afasta insetos e carrapatos que podem transmitir doenças graves como malária, febre amarela, dengue e febre maculosa);

  • Procure uma unidade de saúde imediatamente caso sinta dor no corpo, de cabeça e febre;

  • Leve informações de tipo sanguíneo, doenças e alergias junto ao seu passaporte (facilita atendimento médico);

  • Leve com você, na mala de mão, seus medicamentos de uso contrínuo e controlado;

  • Leve prescrição médica da quantidade de medicamentos necessária para sua estada (caso algum agente da fiscalização sanitária solicite);

Se fizer o passeio de safári:



  • Use roupas de mangas compridas;

  • Use roupas preferencialmente de cores claras;

  • Use calças compridas dentro de botas;

  • Examine seu corpo a cada 3 horas (verificar presença de carrapatos);

  • Passe e repasse filtro solar;

  • Mantenha-se longe das aves vivas ou abatidas em granjas ou mercados públicos

Se encontrar algum carrapato em seu corpo: retire-os com uma pinça tomando o cuidado para não esmagá-los com as unhas, pois isso pode liberar as bactérias e contaminar partes do corpo.


Mala ponta, com todos os cuidados tomados, vacinas em dia, muita animação? Agora é só embarcar para a África do Sul e gastar muita energia para torcer para o Brasil - livre de doenças !!!!

Boa viagem e bons jogos!

(Fotos: internet)

domingo, 30 de maio de 2010

Chama o Esquentador de Cama!!!

Não é o caso para quem vai viajar nesta época do ano, mas para aquelas pessoas já organizam suas férias de janeiro, em pleno inverno europeu.

Se você incluir Londres no seu roteiro e está com medo do frio, principalmente na hora de dormir. Fique tranquilo! O esquentador de cama é atração em hotel da cidade.

A ideia foi de um gerente brasileiro. Por questão de higiene, o profissional veste um pijamão que vai da cabeça aos pés, deita-se e em 15 minutos, deixa a cama do hóspede em 24ºC.

Olha a profissão que inventaram na Inglaterra por causa do frio. A reportagem é do correspondente da Rede Globo Marcos Losekann.


"Londres, 0ºC. No inverno mais frio dos últimos 30 anos, quem chega de regiões quentes do planeta sofre. Que o diga um indiano, que saiu de um calor de 30ºC para passar uma temporada na capital britânica.

Ao entrar no quarto do hotel, ele logo percebe que a cama está um gelo. Nenhum problema. Pelo telefone, ele pede o mais novo serviço disponível no hotel: o esquentador de cama.

O profissional chega vestindo um pijamão que vai da cabeça aos pés, uma questão de higiene. Enquanto o hóspede aguarda, o serviço é feito. Os movimentos dos braços e das pernas, segundo o esquentador, são para aquecer uma área maior, em cima e debaixo das cobertas. Com o serviço pronto, o hóspede já pode se deitar com todo o conforto.

“Ficou naturalmente quentinho, vai ser fácil pegar no sono”, ele confirmou.

Se for um casal de hóspedes, o serviço é em dobro. Um casal de esquentadores aquece a cama em 15 minutos.

O objetivo deste serviço especial é atrair hóspedes friorentos, aqueles que mais sofrem na hora de encarar as cobertas geladas. Os aquecedores humanos deixam a cama ao redor dos 24ºC, temperatura considerada ideal para o começo de uma boa noite de sono.

A ideia foi do gerente Alex Carvalho, que é brasileiro e que há mais de dez anos trabalha em Londres. “O ramo hoteleiro, já há algum tempo, vem automatizando tudo: reservas pela internet, quiosques eletrônicos para check-in. A nossa ideia era personalizar um pouco mais essa experiência. Até mesmo porque nada substitui o calor humano”, disse ele."


(Fotos: Internet. Fonte: site da Globo)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Check-List, é bom ter uma!

Check-list pode ser um horror para alguns e uma diversão para outros. O ideial é que todos façam uma lista de tudo aquilo que você idealizou em levar para sua viagem.

Algumas semanas antes, começe a pensar em quais peças de roupa quer, qual que pode precisar e por ai vai. Ela vai te ajudar a visualizar tudo aquilo que pretende levar.


Quando você olha a lista finalizada, começa a fase de repensar cada item: será que vou mesmo precisar disto? será que vai fazer frio para tanta roupa de inverno? e por ai vai. Isso evita que se leva roupas desnecessárias e peso extra para ficar carregando.


Outra utilidade da check-list: te ajuda a não esquecer nada antes de embarcar, seja na ida como na volta.

As coisas que menos usa no dia a dia, já devem ficar desde cedo dentro da mala, mas tem outras - como pasta de dente, pente, escova de dente, desodorante, hidratante... - que por serem do nosso uso diário, na pressa de fechar tudo e sair de casa para o aeroporto, acabamos por esquecer. Para isso não acontecer, o "ok" só é dado um pouco antes de colocar o cadeado na bagagem.

O que é legal de fazer para os mais "esquecidos" é colocar o famoso post-it pendurado pelos cômodos da casa e colocados na mala. Escreva no post-it "pegar a escova de dente" e cola no espelho do banheiro e outro na mala. Isso ajuda e muito!


Na véspera, já deixe todos os documentos separados num mesmo local. Se você tiver uma bolsinha específica, coloque todos juntos dentro dela. Se você fez roteiro, tem esses guias, compre uma pastinha leve e organize tudo lá dentro para não esquecer.



Ah! A listinha também tem sua hora de brilhar! Se acontecer de sua bagagem extraviar (toc, toc, toc na madeira), muitas companhias aéreas pedem para que você escreva tudo aquilo que estava na sua bagagem, principalmente as coisas de mais valor. Ter uma check-list com você pode ser uma salvação neste momento.



Ok, coisa de valor como jóias, semi-jóia, máquina fotográfica e talz você leva com você na mala de mão, mas tem gente que não faz isso e acaba por perder tudo junto com as roupas quando acontece o extravio. Porém, tem peças de roupa mesmo que são caras e coloca caras nisso!

PS.: Por ter passado por esta experiência, recomendo que se tire foto da sua mala que será despachada. Parece loucura, mas não é. Antes de você listar tudo que estava na bagagem, a companhia pede para que você descreva detalhadamente - e coloca detalhes nisso - sua mala. Eles pedem para especificar o tipo de puxador, de cordinha, de zipper etc etc etc. Com o nervoso, tendo que falar em outro idioma e muitas vezes sem nem ter percebido tais detalhes, uma fota da mala pode ajudar bastante.


Fazer essa listagem, vai depender do destino, da estação do ano, do tempo que você vai levar no local e outras coisas. De qualquer forma, vou deixar uns itens básicos aqui para te ajudar a começar uma check-list!


Roupa Íntima (calcinha, sutiã, cueca...)

Calças (jeans, legging, social...)

Calçados e Meias (bota, sandália com salto, tênis, chinelo de dedo, meia, meia-calça, meia 3/4....)

Acessórios (brinco, pulseira, colar, bolsa, guarda-chuva, óculos escuros..)

Roupas (T-shirt, ribana, blusa social, terninho, vestido, saia...)

Casacos (blazer, de ginástica, bolero...)

Roupas de Inverno (calça térmica, blusa térmica, cachecol, luvas...)

Higiene (escova de dente, shampoo, condicionador, pente, pasta de dente...)

Remédios

Eletrônicos (laptop, mp3, máquina fotográfica, recarregadores, adaptadores...)

Documentos (identidade, cpf, passaporte, passagens, reserva de hotel, receitas médicas e suas cópias ...)

Guias e cia (guias de viagem, roteiro, mapas, endereços de amigos, dicionário...)

Maquiagem (sombra, blush, batom, pincel de blush...)

Roupa de Dormir (camisola, baby-doll...)

Piscina/Praia (biquíni, maio, ganga, filtro solar, sunga, chapéu/boné, óculos escuros...)

Outros (lente de contato, óculos de grau, dinheiro, travel check, chave de casa, pinça, tesourinha, repelente etc)



Não esqueça de levar sempre com você uma muda de roupa em sua mala de mão para emergência. Nela, coloque uma roupa íntima, uma/duas blusas que dê para vários ocasiões e meia.

Lembre-se de separar os líquidos e de confirmar os mls permitidos para que você também leve com você desodorante, perfuminho, pasta de dente etc. Faça um kit com esses produtos destinados a viagem que são menores e muito úteis. Leve com você remédios, jóias, eletrônicos e documentos.




Também é legal levar cadeado extra porque volta e meia temos a desagradável constatação de que a companhia área teve que abrir sua mala ou que a delicadeza usada para mexer em nossas bagagens acabou por estragar.

Na sua bolsa, deixe sempre à mão uma caneta, bloquinho de notas e cartões de visita.



Identificar a mala é super recomendado, seja com as etiquetas identificadoras, seja com fitinhas coloridas (que muitos odeiam - rs), seja com adesivos colados, cores e estampas diferentes.

Tudo organizado, listado, checado, é hora de embarcar e aproveitar cada segundo. Boa Viagem!

(Fotos: Internet)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Turquia no Brasil

Começa hoje a Expo Turquia no Anhembi, São Paulo. O evento vai até o dia 29 de maio e acontece sempre das 10 às 19h.

Esta é a primeira edição que contará com a exposição de produtos turcos. O objetivo é apresentá-los ao mercado brasileiro para criar uma relação comercial de exportação e reforçar laços econômicos entre Brasil e Turquia.

A organização estima que cerca de 8 mil visitantes/compradores apareçam na Expo que tem 11 mil metros quadrados!

O local será dividido em setores:

•Agricultura
•Alimentos/Bebidas/Cigarros
•Automotiva
•Borracha / Plástico
•Comércio Varejista
•Construção
•Cosmético
•Eletrônica/Eletroeletrônica/Eletrodomésticos
•Energia/Eletricidade
•Jóias
•Máquinas/Ferramentas
•Metalúrgica
•Moda
•Papel e Derivados
•Presentes e Decoração
•Química
•Telecomunicações / Tecnologia da Informação
•Têxtil
•Transporte/Logística/Armazéns
•Turismo/Hotelaria/Restaurante

Será uma ótima oportunidade para conhecer e apreciar a cultura turca e realizar bons negócios.

(Fotos: Internet)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Acampar em New York!

Que tudo isso, hein? Acampar em plena Nova Iorque e no parque mundialmente famoso, o Central Park!

Com taxas de acomodações caras em New York, essa idéia de acampar de graça pode parar uma solução um tanto quanto ideal para se poupar um dinheiro, né? Mas não funciona bem assim porque serão somente um dia em junho, julho e agosto.



Para viver esta experiência e passar uma noite debaixo das estrelas no Central Parque é preciso passar por uma seleção e ter um pouco de sorte.

Primeiro, você terá que se inscrever hoje no site para fazer um registro já que somente 30 lugares estão disponíveis por cada sessão de acampamento, ou seja, é quase como ganhar numa loteria se você for selecionado!

Para quem quiser concorrer a uma vaguinha no dia 05 de Junho, deve se inscrever hoje no site ou ligar para 212-628-2345. As inscrições começaram às 00h desta terça e vão até às 23h59... se correr dá tempo!



 
A seleção será feita por um programa de computador que irá sortear os sortudos. Se você for um dos selecionados receberá uma ligação para confirmar sua presença em alguns dias após o sorteio. Dai, é só preparar o saco de dormir que a organização do evento providenciará comida e barracas!
 
Os próximos dias do acampamento estão previstos para 3 de Julho e 7 de agosto, das 18h às 7h.

(Fotos: Internet)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dicas de Segurança - Copa 2010

Gente, hoje vou "colar" aqui a reportagem que saiu no site da Globo sobre as DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA DA ÁFRICA DO SUL AOS TURÍSTICAS QUE VÃO A COPA.

Espero que gostem. Segue matéria:

"Controlar a violência urbana na África do Sul é uma grande preocupação dos organizadores da Copa do Mundo de 2010. A taxa de homicídios da África do Sul é de 38,6 a cada 100 mil habitantes, um número muito expressivo, ainda mais se comparado ao do país da Copa anterior, a Alemanha, com um homicídio a cada 100 mil pessoas.


De acordo com a polícia, os crimes na África do Sul são localizados. Assaltos e assassinatos se concentram em áreas conhecidas por alto índice de uso de drogas e a maioria das vítimas são sul-africanos que conhecem os criminosos.
Os visitantes que vêm para os eventos esportivos internacionais ou para o turismo são menos propensos a ser alvo dos bandidos, disse o porta-voz da polícia Vish Naidoo. “Não há motivos para paranoia”, afirmou.

Mas o próprio porta-voz dá algumas dicas de segurança para quem for à África do Sul ver a Copa do Mundo, que começa no dia 11 de junho.


  • Não exibir dinheiro e objetos de valor,

  • Não andar sozinho em lugares isolados,

  • Checar com funcionários do hotel informações sobre segurança em bairros onde caminhar ou correr.

O policiamento nas principais zonas turísticas será reforçado. Ao todo, 200 mil policiais vão trabalhar na segurança da Copa do Mundo. As fotos de todos os policiais serão disponibilizadas no site da corporação para que os turistas tenham certeza de que pediram informação para a pessoa certa.


 - GPS atualizado é fundamental


Gary Ronald, porta-voz da Associação Automobilística da África do Sul, aconselha quem for alugar um carro a usar o GPS com o programa atualizado com os mapas das cidades da África do Sul. Ele diz que falta sinalização em muitas ruas do país, mas as estradas estão em bom estado. Se alguém se perder, ele aconselha a procurar um lugar de grande movimento, como um shopping, e pedir orientação para algum policial.
 Câmeras e bolsas devem ficar no porta-malas fechado ao cruzar um lugar de tráfego intenso. Assim, é possível evitar a ação de bandidos que agem nos semáforos atacando os motoristas e roubando objetos de dentro do carro. Na hora de sacar dinheiro é fundamental procurar caixas eletrônicos em lugares bem iluminados e desconfiar de pessoas paradas próximas a ele.
“Não é recomendável perguntar a qualquer um na rua”


Outro conselho importante é jamais tirar os olhos do cartão de crédito. Alguns criminosos usam uma máquina conhecida no Brasil como “chupa-cabras”, que rouba os dados do cartão. "Eles podem fraudar um cartão aqui e em poucos minutos, usá-lo no Reino Unido, antes que você tenha deixado o restaurante”, indica Kalyani Pillay, executivo-chefe de uma agência que trabalha com sistemas de segurança de bancos oficiais do governo local."

(Fotos: Internet)

domingo, 23 de maio de 2010

Que Hotel Diferente!

Se você for a Holanda, mais especificamente a cidade Zaandam, não deixe de procurar por este hotel: Inntel Hotel.

Você vai se impressionar com a arquitetura um tanto quanto diferente, além de bastante colorida!

Com seus 160 quartos temáticos, você pode ver até 70 "casas empilhadas" no prédio de 40 metros deste original hotel.

Sua localização é considerada ideal para quem vai fazer bons negócios e/ou aquele turismo "básico". Isso porque ele está próximo da estação de trem de Zaandam, basta comprar os tickets e embarcar em um dos vagões para chegar a Amsterdam em 12 minutos.

Se você também quer relaxar, o hotel oferece piscina, academia e sauna à vapor. O restaurante Puur Saen e um bar fazem parte dos serviços do hotel. A internet wireless é de graça para os hóspedes!


Gostou? Quer ficar uns dias por lá? Então aqui vai o endereço:

Provincialeweg 102
1506 MD Zaandam
The Netherlands
T +31 (0)75 631 1711

(Fotos: Internet)

sábado, 22 de maio de 2010

Cidade do Cabo - Copa 2010

Falta menos de um mês para a Copa do Mundo 2010 começar e a Cidade do Cabo será um dos destinos  da África do Sul que terá jogos.

Considerada uma cidade encatadora, linda e com um jeito bem caricoa, Cidade do Cabo já vem atraindo muitos turistas antes mesmo da Copa, mas o número de visitantes deve aumentar com a realização do evento no continente africano.

O estágio Green Point com certeza será um dos muitos pontos turísticos a ser visitados, então vão algumas sugestões para se conhecer agora ou depois do mundial.

1- Montanha da Mesa (Table Mountain) é um dos principais cartões postais. Dizem que é necessário contar com a sorte e o bom tempo para subir. Isso porque há uma "permanente" nuvem - chamada de "toalha da mesa"  - que impede que os bondinhos realizem o percurso. Se não houver a tal nuvem, tem que cruzar os dedos para que o teleférico não esteja em manuntenção, mas sim funcionando normalmente!


A dica aqui é ficar de olho o tempo todo nos sites de previsão do tempo e conversar com os funcionários do hotel para não perder a oportunidade de subir os 1.085 metros e apreciar a belíssima vista. O ingressos custa 160 rands, algo próximo dos 37 reais.

2 - Cabo da Boa Esperança: esse é imperdível, não é? Quantas vezes você já não escutou este nome na época da escola? O quanto não estudou e fez prova sobre ele? Nossa, acredito que o Cabo da Boa Esperança esteja no "imaginário" de muitas pessoas tanto pela descoberta de Bartolomeu Dias quanto pela conquista de Vasco da Gama por ultrapassar suas águas!


O local fica no Parque Nacional da Montanha da Mesa que é uma reserva natual. O Cabo é conhecido como o ponto de encontro de duas grandes correntes marítimas: uma quente e outra fria. Cada uma oriunda de um dos dois oceanos que se encontram mais a frente, o Índico e o Atlântico.

Muitas pessoas orientam a reservar um dia inteiro para a visita. As excursões que realizam percursos que incluem Clifton, Camps Bay, Hout Bay e False Bay. Em algumas, pode-se parar em uma fazenda de avestruz, a Cape Point Ostrich Farm. Agora, prepare-se para vistas de tirar o fôlego porque o local é lindo!

Os tours tem saídas entre 8h e 9h e retorno entre 17h e 18h, custam aproximadamente 680 rans (R$ 160) por pessoa e o passeio é feito em uma van com outras pessoas. Para quem quer uma visitinha básica que leve metade do dia só, pode reservar menos dinheiro, pois o passeio custará em torno de 490 rands (R$ 115).

Dicas:
  • Cuidado com os macacos babuínos porque eles são mestres em pegar tudo que estiver pela frente, inclusive dentro do carro quando alguém deixar a janela aberta.
  • Aqui é o lugar para você comprar com bons preços produtos que viu no centro da cidade.


3 - Two Oceans Aquarium possui mais de três mil animais marinhos dos oceanos Índico e Atlântico. Há desde peixinhos coloridos até turabões, passando pelos pinguins! O aquário fica no Victoria & Alfred Waterfront; abre diáriamente, das 9h às 18h, e o ingresso custa 88 rands (R$ 20).


4 - Vitória & Alfredo: são dois píeres muito famosos e visitados pelos turísticas, que podem aproveitar a bela paisagem da Baía da Mesa. Se você quer gastar umas horas em um local que reuna lojas, restaurantes, animação, bares, apresentações de artistas ao ar livre, boa música e até mesmo hotéis, aqui é o seu lugar!


5 - Green Market acontece em uma praça no Centro da cidade e é uma ótima opção para se conhecer e comprar artesanatos de vários países do Sul da África. Os preços são considerados bons, mas muitas pessoas aconselham que se pechinche com os vendedores!



(Fotos: Internet)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Moda no Rio

A moda vai invadir a cidade maravilhosa a partir do dia 27 de maio com o Fashion Rio no Cais do Porto.


Neste ano, pela primeira vez, seis armazéns serão ocupados pelo evento que lançará as novas tendências do verão em seus 34 desfiles. Nos armazéns de n° 4, 5 e 6, haverá a feira de negócios da maratona da moda, denominada de 16ª edição do Rio-À-Porter, com 250 expositores.


As novidades? Pois bem, Walter Rodrigues promete um elenco 100% negro de modelos para divulgar sua coleção. Já Isabela Capeto volta às passarelas cariocas. E os nervos estão a mil aguardando Theodora Richards, filha do Rolling Stone Keith Richards, aparecer no desfile da Aüslander.


Na passarela estarão as marcas Salinas, Blue Man, Lenny e Totem - umas das responsáveis pela moda praia. Também serão apresentadas coleções de Verão 2011 de moda feminina, masculina, infantil e sustentável.



Saindo um pouco do glamour da moda, o evento contará com um espaço dedicado para quem quiser saber um pouco mais sobre a história do Rio de Janeiro e do próprio porto. Basta reservar um tempinho para visitar a exposição com fotos antigas do acervo do Instituto Moreira Salles.

Segue a agenda do Fashion Rio 2010:

* 27/05

16:00 Walter Rodrigues
17:00 Nica Kessler
18:00 Mara Mac
19:30 Salinas
20:30 R.Groove
21:30 Acquastudio

* 28/05


15:00 Redley
17:00 Claudia Simões
19:30 Totem
20:30 Graça Ottoni
21:30 Lenny

* 29/05

16:00 Cantão
18:00 Printing
19:00 Maria Bonita Extra
20:30 Auslander
21:30 Alessa


 
* 30/05

12:00 Blue Man
16:30 Filhas de Gaia
18:00 Cavendish
19:30 Melk Z-da
20:30 Oestúdio
21:30 TNG

* 31/05


16:00 Giulia Borges
17:00 Patachou
18:00 British Colony
19:00 Juliana Jabour
20:15 Carlos Tufvesson
21:30 Espaço Fashion

* 01/06

16:00 Triya
17:00 Lucas Nascimento
18:30 Andrea Marques
19:30 Téca
20:30 New Order
21:30 Isabela Capeto

O evento vai até dia 1° de junho de 2010. O Pier Mauá fica no Av. Rodrigues Alves, S/N - Bolsão 2 - Acesso A - Rio de Janeiro/RJ.

(Fotos: Internet)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Paris de graça

Minha mãe alugou o filme Julie & Julia, achei que não ia gostar, mas acabei vendo hoje e dizer que amei!! Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, faça isso!


Achei legal que eles misturam o passado com o presente, enquanto uma datilografa seu livro que leva anos para ser publicado, a outra usa a internet e publica seu projeto gastronômico em seu blog. Confesso que me identifiquei com a parte em que ela se pergunta se alguém lê o "diário" dela... rs


Mas o que o filme tem para estar aqui neste blog sobre viagem? Eu respondo, Paris é um dos cenários. Julia percorre a cidade em seus restaurantes, bailes, mercados e cursos. Admito que Paris mesmo quase não aparece como pensei que fosse.

Mesmo assim, o post de hoje será sobre essa MARAVILHOSA cidade! Cidade luz, capital da moda, destino dos amantes/romanticos/casais apaixonados e por ai vão os adjetivos para Paris.

A capital da França daria para fazer um blog somente com ela. Como eu brinco com meu namorado: "mesmo que eu vivesse um ano aqui, uma vida aqui, ainda teria sempre algo novo a ser descoberto a cada dia".

Aqui vão algumas dicas de passeios que podem ser feitos sem gastar um euro!



a) Tour a pé: Existem guias que fazem um city tour a pé pelos principais pontos da cidade. Basta você olhar uma aglomeração e uma pessoa falando, gesticulando e às vezes, pulando - essa será o seu guia -, para se misturar com o povo.
Você consegue informações sobre os pontos de encontros e/ou as paradas do percurso nos hotéis e em sites da internet. Eu mesma vi um grupo desses na frente do Palácio da Justiça, próximo ao mercado de flores.

Sandemans New Paris é uma "empresa" que oferece esse free walking tour todos os dias. Não há necessidade de reservas, basta você encontrar com eles no ponto de partida que é na frente da Fountain na Place St. Michel no Latin Quarter.


b) Notre Dame - uma igreja belíssima, de se tirar o fôlego tanto por dentro como por fora. Não se cobra um centavo para entrar, mas se você quiser acender uma velinha vai ter que desembolsar uns 3 euros.


Aaahh, antes de ir desta última vez, eu li que havia uma supertição, um rito (qualquer que seja o nome) para se fazer na frente da catedral. Primeiro você tem que encontrar o marco zero de Paris, o que é fácil, visto que fica beeemmm na frente das entradas principais da Notre Dame. É um círculo de pedra que no centro tem uma rosa dos ventos. Dizem que a gente deve ficar com um único pé no meio do marco, fechar os olhos e girar três vezes. Cada volta equivale a um pedido. Lógico que fiz isso!

Mas enquanto esperava o marco zero ser liberado, umas brasileiras me explicaram que sabiam de outro ritual: você fica em pé dentro do círculo de costas para a Notre Dame, pega uma moeda, dá um giro de 360° e enquanto dá a volta joga a moeda e faz um pedido. (risos) Pelo sim, pelo não, eu fiz os dois para garantir...

c) "Desfilar" pela famosa Champs Elysees também é totalmente de graça. O único problema é se segurar para não adentrar por aquelas lojas maravilhosas com produtos sensacionais! Agora que é um charme é!

d) Arco do Triunfo: se você não quiser subir os seus mais de 200 degraus, poderá visitá-lo. A arquitetura é riquíssima. Só uma dica: existe uma passarela subterrânea super segura de cruzar o caminho para se chegar ao Arco. Vi muitos turistas perdidos e com um espírito quase assassino se jogando entre os carros naquele trânsito louco da rotunta que o Arco está. Não façam isso! A entrada subterrânea é perto da Champs.




e) Jardin du Luxembourg: um belíssimo jardim com muitas estátuas a serem descobertas. Um recanto super agradável, repleto de verde, flores lindas e muita gente fazendo exercício. Gastar algumas horas lá é a garantia de um bom passeio barato.


f) Basilique du Sacré Coeur: esta aqui também super indico! Um pacote fechado: visitar por fora e por dentro a Basília e curtir a divina vista da cidade luz.
Sacré Coeur é linda, imponente e entrar nela é algo que te enche de paz. Vi muitas pessoas de outras religiões emocionadas lá dentro. A cúpula é maravilhosa e o trabalho feito nela é indescritível.



g) Cemitérios: a quem goste de um turismo mais "mórbido" (risos). Brincadeira! Esse tipo de passeio é comum por lá, visto que os cemitérios de Paris - Cimetiere du Pere Lachaise e o Cimetiere de Montmartre - são muito famosos e existem até tour para se conhecer os túmulos das celebridades e os mais bonitos.


h) Artes: se você quer ver pessoalmente artistas trabalhando vai encontrar em alguns locais da cidade como o Jardin du Luxembourg e no bairro de Montmartre - onde está localizada a Sacré Coeur.


i) Muitas outras coisas: para onde se ande e olhe em Paris, você sempre verá algo que te encante e poderá tirar muitas fotos nos cartões-postais sem nem entrar de verdade neles (se puder gastar, entre em todos porque vale cada euro do ingresso).



A Torre Eiffel (sem subir), Igreja Madeleine (essa pode entrar que não cobram), a Saint Germain l'Auxerrois, o jardin Tuileries, o Louvre (lado de fora) e se você der sorte, ainda pode escutar uma boa música francesa dentro do metro.
Acho que nem preciso dizer, mas... curta Paris a cada segunda, deixe-se entrar no espírito da cidade e viva mais do intensamente esta cidade!


(Fotos: internet)

terça-feira, 18 de maio de 2010

Lembracinha de Ouro!

O que você normalmente leva de lembracinha para você e para seus familiares/amigos de uma viagem? Cartão postal? Chaveiro? Imã?


Pois se você for a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, você vai poder ser mais original. Isso porque o Hotel Emirates Palace instalou uma máquina bem diferente para comprar souvenir: barrinhas de ouro!

Sim, isso mesmo! É bem simples também, basta que o cliente coloque cédulas de dinheiro no equipamento equivalente ao "peso" do outro.


Estão disponíveis "lembracinhas" de cinco, dez gramas e de uma onça (28,35 gramas).

E ai, você comparia uma?

domingo, 16 de maio de 2010

Emirates com tudo!

Conforme publiquei no meu twitter, a companhia aérea dos Emirados Árabes, a Emirates Airline, está com tudo neste ano.

Até hoje, novos voos para Tokyo e Amsterdam foram inaugurados e há promessas de mais outros como os voos para Praga, Madri e Dakar. Ao total, serão 6 novos destinos até o final de 2010.

Por falar em inauguração de voos, nesta semana, a Emirates anunciou o seu 103° destino internacional para Baghdad, Iraque. Dia 1° de Julho será um dia inesquecível para a companhia, uma vez que vão inaugurar o voo para Baghdad e para Praga.


Atualmente, são realizados 197 voos semanais para os 10 países do Oriente Médio, o Iraque era último que faltava receber os serviços da companhia área. Segundo o Sheikh Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, Chairman e Chefe Executivo da Emirates: "agora nós completamos um ciclo!"

O firme compromisso da cia é conectar o mundo árabe com o restante do globo e para isto, o grupo parece seguir estratégias corretas visto ao elevado número de voos inaugurais somente neste ano de 2010.

Inicialmente, a Emirates irá operar três voos semanais: terças, quintas e sábados. A nova rota contará com o serviço de um Airbus A330-200, o qual possui a opção das três classes com 12 assentos na primeira; 42 lugares na executiva e 183 para a econômica.


Menos de 3 horas, essa é a duração deste novo serviço. Às quintas e sábados, o voo EK 941 levantará de Dubai às 7h e chegará em Baghdad às 08h30. Sairá da capital do Iraque, o voo EK 942 às 10h30 com previsão de chegada em Dubai às 13h55.

Já às terças, o EK 941 deixará Dubai às 08h05 e pousará em Baghdad às 09h35. Deixará a capital às 11h35 no voo EK 942 com previsão de pousar em Dubai às 15h.


Outra boa notícia para a Emirates foi o crescimento nos lucros em 248% em um ano considerado difícil economicamente para muitos países devido a crise financeira (2009 a março de 2010).

(Fotos: site da Emirates)

sábado, 15 de maio de 2010

5° Salão de Turismo

Nos dias 26 a 30 de maio, acontecerá o 5° Salão de Turismo  - Roteiros do Brasill no Anhembi, em São Paulo.
O evento - promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo -  visa promover, mobilizar e comercializar os roteiros turísticos, bem como apresentar as maravilhas brasileiras para serem visitadas ou até mesmo destinos para se fechar bons negócios.
Neste ano, o Salão estará dividido em módulos de atividades:

  • Feira de Roteiros Turísticos,

  • Área de Comercialização,

  • Vitrine Brasil,

  • Núcleo de Conhecimento,

  • Rodada de Negócios,

  • Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores)

  • Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).

  
Quem participar do Salão poderá não só conhecer os roteiros turísticos dos 27 Estados como também comprar pacotes, produtos (como artesanato, moda, produtos de agricultura familiar, gastronomia típica etc) ou serviços turísticos para viajar em seu próximo tempo livre.


Haverá debates, palestras, manifestações artísticas de diversas regiões do Brasil, exposição de casos de sucesso como projetos e trabalhos científicos relacionados ao Turismo.
O evento será realizado no Anhembi (como dito antes), no endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP.

Horários:
26, 27 e 28 de maio (quarta, quinta e sexta) - 14 às 21h
29 de maio (sábado) - 11 às 22h
30 de maio (domingo) - 11 às 20h.

Mais informações acesse o site.

(Fotos: Internet)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TAM & Star Alliance

Novidade maravilhosa para quem viaja muito e para aqueles que adoram acumular milhas!! A TAM, a partir de hoje e oficialmente, é mais nova cia área a integrar a Star Alliance. Vale destacar que a primeira e única representante brasileira!

Para quem ainda não conhece, a Star Alliance é a maior aliança de companhias aéreas do mundo com 27 cias membros que oferecerem juntas mais de 1.000 destinos, além de programa de acúmulo de milhagens e pontos, os quais beneficiam seus passageiros.

Com a TAM, serão acrescentados 66 novos aeroportos que nenhuma outra integrante da Star Alliance operava. A nova parceria vai gerar, para os clientes da TAM, a conexão do Brasil a 175 países e 1.077 aeroportos do mundo.

Como benefícios, os passageiros poderão organizar viagens internacionais diretamente com a TAM; suas bagagens serão despachadas até ao destino final, sem conexões e pontos serão acumulados quando se voar com as outras 26 cias áreas membros da Star Alliance

Quanto ao programa TAM Fidelidade, vale dizer que pontos serão acumulados ao voar com qualquer dos membros (como citado acima) e há a possibilidade de se resgatar pontos por estes novos voos.

Embaixo, companhias membro da Star Alliance até hoje:


(Fotos: Internet)