segunda-feira, 26 de julho de 2010

A Grande Muralha

Um ponto turístico que me impressiona demais na China é a sua Muralha. Quando criança, escutava que se podia observá-la do espaço! Se isso é mito ou verdade, até hoje não faço idéia, mas continuo a admirar a grandiosidade desta construção.

Com cerca de 7 mil quilômetros de extensão, os chineses começaram as obras por volta do ano 220 antes de Cristo e só terminaram no século XV. O objetivo deles era proteger a China contra a invesão dos povos do Norte.

Se você for ao país, não deixe de conhecer esse Patrimônio Mundial da Unesco. Você terá muito o que descobrir por lá.

Há opções de descê-la em um tobogã e subi-la por teleférico. Antes de ir, é bom se informar sobre o nível de esforço para a caminhada e subidas (rampas e escadas) para ver se você tem a resistência física necessária para percorrer todo o trajeto. Como o monumento não é uniforme, há altos e baixos o tempo todo. Algumas seções são mais pesadas na caminhada e inclinação, mas em todas vale a pena fazer um pouquinho de esforço para visitar as torres de vigilâncias, fortes e portas. Será uma aventura e tanto!


As vistas das paisagens são maravilhosas e existem vários pontos para se entrar nela. O mais comum é o Badaling, a 60km de Beijing. Esta é a seção mais bem preservada de toda a Muralha e está aberta das 06h30 às 19h no verão ou das 07h às 18h no inverno.



Vale a pena contratar uma agência para fazer a excursão pela Grande Muralha - que é considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo desde 2007.

Há quem também prefira mergulhar na Muralha. Vocês não leram errado! Uma parte dela está submersa desde os anos 80. Isso aconteceu quando as águas do Rio Luanhe foram desviadas para criar um reservatório. Há agências que promovem passeios a dez metros de profundidade!

(Fotos: Internet)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Abu Dhabi

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes, Oriente Médio. Ocupa 80% do território dos Emirados e é tida como uma verdadeira metrópole.

Vizinha de Dubai, Abu Dhabi também investe em obras e no turismo para isso já construiu o autódromo que sediou o último Grande Prêmio da Fórmula-1 e investe nas artes plásticas e cênicas para atrair mais estrangeiros. Estão em construção uma filial do Louvre (que tem até um post aqui sobre o museu) e outra do Guggenhein.






A Fundação Cultural é um complexo  com auditórios, salas de exposições, biblioteca e cinema que representam os novos objetivos do governo e vale a pena conhecê-la.

A cidade possui o famoso ônibus turístico para que os visitantes possam conhecer o Emirado de maneira simples  e rápida. Visite as praias da cidade, mas lembre-se que algumas são exclusivas para as mulheres (Ladies Beach).

Inclua em seu roteiro, o hotel luxuossíssimo Emirates Palace. Atualmente é o cartão-postal de Abu Dhabi e se você quiser visitá-lo é recompendável que reserve um restaurante ou  bar para ter acesso liberado. Faça uma refeição ou tome um café nas dependências do hotel para admirar todo o luxo que ele oferece aos seus hospedes. Neste hotel, você também encontrará uma máquina que vende ouro em barra como se fosse latinha de refrigerante (veja aqui o post sobre isto)


A Grande Mesquita Sheikh Zayed é outro ponto famoso da cidade e vale a pena ser visitado. Considerada uma das maiores mesquitas do mundo, ela tem capacidade para 40 mil fiéis, possui minaretes com 100 metros de altura, 82 domos e mais de mil colunas. O bom é que há visitas guiadas e os não mulçumanos podem entrar para apreciarem todas as extravagâncias do templo: candelabros de ouro, tapete feito à mão...






Por último, fica outro local a ser fotografado: o Capital Gate Tower. Este prédio entrou para o livro dos recordes como o que possui maior inclinação no mundo e foi construído com o objetivo de ser o "Burj Dubai" de Abu Dhabi (veja post aqui sobre o prédio).

(Fotos: Internet)

domingo, 18 de julho de 2010

Zurique Moderna

Quer sair dos passeios turísticos tradicionais em Zurique, Suíça? Então reserve alguns dias para conhecer o antigo distrito industrial, Zürich West.

Lá você vai encontrar o Puls 5 para degustar alguns pratos deliciosos, visto que o local é conhecido como uma área gastronômica instalada dentro de uma antiga montadora de automóveis. Você pode ir ao Gnüsserei, que tem uma excelente e extensa adega de vinhos.



A praça Turbinenplatz fica logo atrás do Puls 5 e você pode relaxar enquanto aprecia as manobras radicais dos skatistas - presença marcante durante o final de semana.


Inaugurado em 2001, o Schiffbau é outro ponto a ser visitado. O centro cultural foi montado dentro de uma fábrica de barcos desativada e tem de um tudo para os turistas e moradores: restaurante (La Salle é espcializado em cozinha francesa e italiana), bar,  salas de teatro (normalmente com peças experimentais), clube de jazz (Moods) etc.



Inclua no seu roteiro o Les Halles -  que é, ao mesmo tempo, restaurante e loja de produtos orgânicos - e o prédio da cervejaria Löwenbrän - transformado em um complexo de arte. Neste último você encontrará dois museus, cinco galerias e uma livraria.


Se você deseja fazer umas comprinhas, dirija-se ao centenário viaduto Im Viadukt que foi transformado em lojas e bares. Um exemplo maravilhoso para a revitalização de uma área, que devia ser seguido em outros países.

(Fotos: Internet)

sábado, 17 de julho de 2010

Mais de Chicago

Outro dia fiz um post sobre Chicago e hoje tem mais dica para quem vai viajar para lá.

Você curte altura? Gosta de viver com uma certa emoção e adrenalina no corpo? Então vá ao mirante Skydeck Ledge que fica no 103° andar da antiga torre da Sears. Esta é considerada uma das mais altas dos Estados Unidos.


Nas quatro sacadas envidraçadas, os turistas ficam a 411 metros de altura e flutuam sobre a cidade de Chicago. Dizem que em dias claros, consegue-se avistar três estados: Michigan, Indiana e Wisconsin, além de Illinois.


Se você quer ter essa sorte de ver os outros estados que estão numa distância de 65 a 80 quilômetros, procure se informar sobre o tempo e o horário do pôr do sol antes de fazer sua visita. Dessa forma, você pode programar o passeio e apreciar um visual deslumbrante também.


Inaugurado em 2009, o Skydeck tem atrações como exposições interativas que contam a história do arranha-céu e também de Chicago.


Informações:

- End: 233 S. Wacker Dr. Suite 3530 . Chicago IL 60606. Para entrar no Skydeck, dirija-se a Jackson Blvd.



- Horário de funcionamento:

* Abril-Setembro: das 9 às 10pm
* Outubro-Março: 10 às 8pm

Obs: Chegue 30 minutos antes do horário de chegar.

- Preços:

* Fast Pass: 30 dólares 

* Entrada para Adultos (a partir de 12 anos):  $ 15,95
* Entrada para Jovens (de 3 a 11 anos): $ 11,00


(Fotos: Internet)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem visita Roma, normalmente, fica impressionado com a surpreendente integração entre as estruturas históricas dentro de uma cidade moderna. Shoppings, embaixada e sorveteria localizados próximos ou "dentro" das ruínas do estádio do século primeiro; apartamentos se "apoiam" no Teatro de Marcellus e por ai vai.

Neste mês de julho, os olhares se voltam para as ruínas das Termas de Caracalla, pois elas serão o epicentro da diversão e arte. As termas são conhecidas como as anfitriães das performances de balés e óperas.


A temporada de óperas nas ruínas do século terceiro, como é o caso deste complexo de banho público, não é nenhuma novidade. Esta tradição data da década de 30 - salvo por duplo período de interrupção (1940-1944 e 1994-2000). Anualmente, as Termas tem sido o point das tardes do abafado verão romano.

Para este ano de 2010 estão programados os balés de "Aida" (15 de Julho a 05 de Agosto) e "Rigoletto" (28 de Julho a 08 de Agosto). As duas performances aconteceram pela primeira vez nas Termas nos anos 30, quando o palco e platéia ficavam dentro das próprias ruínas.


Atualmente, os espectadores se sentam em uma arquibancada montada fora das ruínas e o palco está localizado a um curta distância das mesmas. As impressionantes paredes do centenário caldarium (sala aquecida) se transformam em parte do cenário, o que ajuda a intensificar a magia das apresentações.

Os ingressos começam pelo preço de 26,50 euros e podem ser comprados no Opera Web site ou na bilheteria durante a noite de cada espetáculo. É recomendável que se reserve com antecedência seus tickets.

(Fotos: Internet)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Recorde!

Mal as férias de julho começaram aqui no Brasil e Foz do Iguaçu já tem motivos para comemorar.

A cidade das famosas Cataratas bateu recorde de visitação turística no primeiro semestre deste ano. Provavelmente, a cidade vai conquistar um novo recorde histórico ao fechar o ano.

Para não conhece Foz, as Cataratas não são o único ponto turístico. Há a Itapipu Binacional, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, Ecomuseu, Ponte da Amizade, Templo Budista etc. Fora as milhares de atividades para se fazer dentro do Parque Nacional.


Confesso que há alguns anos, nunca passou pela minha cabeça visitar Foz, mas por conta de uma força do destino conheci a cidade e retornei inúmeras vezes. Palavra: é maravilhoso! Fazer turismo lá vale a pena. A cidade é pequena, simples, mas a parte do turismo tem infraestrutura melhor e maior do que muitas outras cidades brasileiras que já visitei. Fora que toda aquela beleza natural é algo divino!


Fui a praticamente todos os passeios que existem dentro do Parque Nacional, muitos feitos pelo famoso Macuco Safári e só posso tecer elogios às experiências que tive. Recomendo demais para quem ainda não foi.

Dessas vezes que estive em Foz, posso afirmar que o número de estrangeiros por lá é enorme. Acho que a "ponte aérea" da grande maioria deles é: Salvador- Rio de Janeiro - Foz (ou vice-versa). Uns ou outros que mudam a rota. E pelo visto eu não me enganei porque o Secretário Municipal de Turismo, Felipe Gonzalez, afirmou em entrevista que Foz "se consolida cada vez mais como um dos principais destinos turísticos brasileiros. Somos a segunda cidade que mais recebe turistas e estrangeiros e a terceira que mais recebe turismo de evento".


Só para você ter uma idéia, entre janeiro e junho de 2010, 596.639 visitantes passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu (lado brasileiro), o que gerou um percentual de 11% superior ao mesmo período do ano passado. Esses números conquistados superam em 9,5% os resultados obtidos no primeiro semestre de 2008 - período que o parque ultrapassou sua marca histórica. Para o final deste ano, a expectiva é de ultrapassar 1,2 milhões de visitantes.

Felizmente, esses números também se refletem no movimento do Aeroporto Internacional Cataratas. Pelos dados divulgados, cerca de 521.993 passageiros embarcaram e/ou desembarcaram no terminal de Foz. Isso representa um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado.


Além do Parque Nacional e do Aeroporto, a Itaipu Binacional também registrou aumento de visitantes. Foram, até agora, 188.108 ao somar todas as suas atrações. São 5% a mais de turistas se compararmos com 2009.


Então, parabéns para Foz do Iguaçu e que os turistas aproveitem tudo aquilo que a cidade tem para oferecer!

(Fotos: Internet)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Luzes no Japão

A partir de amanhã, dia 13 de julho, começará o Festival Obon, no Japão. Evento dedicado a honrar os nossos antepassados.

Milhares japoneses e turistas se reunem para ver - alguns até participar - da dança folclórica Bon Odori e se emocionarem com o momento mais subline deste dia: lançar as lanternas de papel nos rios. Este ato simples tem como objetivo iluminar o caminho das almas dos antepassados.


O período também tem como objetivo rezar para a tranquilidade, sossego e descanso das almas de nossos ancestrais. Essas pessoas acreditam que os espíritos de seus familiares voltam para suas casas para se reunírem com sua família durante o Obon. Exatamente por isso, esta data acaba por ser uma época de reunião, reencontro familiar, onde muitos retornam a suas cidades natais.


Originalmente, o Obon era comemorado por volta do 15° dia do sétimo mês do calendário lunar, mas atualmente o período do evento é diferente em cada região do Japão. Alguns locais comemoram o Obon no dia 15 de Agosto (calendário solar). Em algumas áreas de Tokyo, o Obon é celebrado por volta do dia 15 de Julho e a celebração continua como a original em muitas cidades de Okinawa.

Muitas pessoas limpam suas casas e oferecem vários tipos de comida - como vegetais e frutas - para os espíritos de seus familiares. O cheiro do incenso chamado senko é sentido tanto em casas como ruas e cemitérios. O altar de butsudan é decorado com flores e chouchin (lanternas de papel). Todo um ritual é realizado para que aconteça o Toro Nagashi, ou seja, as lanternas feitas de papel são jogadas aos rios para flutuares até chegarem ao oceano.


Obon não é um feriado nacional no Japão, mas muitas pessoas tiram férias durante este período para que possam visitar suas famílias e sua cidade natal.

Se você estiver em Tokyo entre os dias 13 e 15 de Julho, poderá curtir um dos eventos mais emocionantes do ano. Ainda é comemorado o Obon entre os dias 13 e 15 de Agosto em grande parte do país. Além do Japão, muitas colônias japonesas espalhadas por todo mundo também comemoram o Obon.

domingo, 11 de julho de 2010

Escuridão na Ilha

Hoje foi copiar uma reportagem que saiu no site da Globo sobre o eclipse solar que acontecerá hoje.

"Ilha de Páscoa se prepara para acompanhar eclipse solar : Estudiosos, fotógrafos e turistas se reúnem para ver fenômeno. Apenas parte do hemisfério sul observará o eclipse neste domingo.

Estudiosos, fotógrafos e turistas já se preparam na Ilha de Páscoa para acompanhar neste domingo (11) um eclipse total do Sol. O fenômeno poderá ser observado em sua plenitude apenas para quer estiver em um raio com centro a 2.000 km da costa nordeste da Nova Zelândia.

Com a revolução da Lua ao redor da Terra, ocasionalmente o satélite se posiciona entre o planeta e o Sol, o que gera regiões de penumbra e sombra completa na superfície terrestre.


Segundo dados do site Uranometria Nova, organizado por professores da Escola Municipal de Astrofísica em São Paulo, o evento ocorrerá às 16h51 no horário de Brasilia e poderá ser visto parcialmente em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

É o segundo evento impedindo a luz solar de chegar sem bloqueios à Terra neste ano de 2010. Durante o mês de janeiro, no dia 15, parte da Lua ficou entre a estrela e o planeta, gerando um eclipse anular, fenômeno tido como raro pelos especialistas.

Ocorre quando o satélite natural, mesmo à frente do Sol do ponto de vista de um observador em superfície terrestre, ainda permite a identificação de parte do disco solar.

A importância de eclipses solares para os astrônomos está na possibilidade de observar a coroa solar, camada mais externa da estrela, visível apenas quando o restante da luz interior está ofuscado.

É recomendável evitar a observação de eclipses solares sem proteção aos olhos."

(Fonte: site da Globo. Foto: Martin Bernetti /AFP - site da Globo)

sábado, 10 de julho de 2010

Huuumm ... Pizza!

Hoje é o Dia da Pizza e qual cidade que você lembra quando falamos nisso?? São Paulo! A cidade é conhecida por inúmeras formas e uma delas é a qualidade de sua diversidade no ramo da gastronomia.

A pizza é uma paixão dos paulistas e de quem adotou Sampa como lar. Considerada como uma das cidades que fazem a melhor pizza no mundo, São Paulo organizou uma boa comemoração para o dia de hoje: vários restaurantes tradicionais de cozinha italiana estão preparadíssimos com promoções especiais.


Se você for degustar uma pizza hoje, encontrará os sabores habituais e opções gourmet, ou seja, que utilizam ingredientes diferenciados como azeite trufado, queijo mascarpone, trufas brancas, semente de papoula , filé mignon, bacalau, camarão e outros.

Fica a dica da A Tal da Pizza e Cantina Bella Donna. Esta última promove roteiro gastronômico por apenas R$ 30,00 por pessoa. Serão mais de 50 opções de pizzas salgadas e doces. O estabelecimento ainda conta com uma belíssima carta de vinhos, com safras internacionais e nacionais.

São Paulo possui mais de 6 mil pizzarias (!!!), que estão presentes em todos os cantos da cidade e para todos os paladares e bolsos. Então, você está esperando o que? Reuna já seus amigos e familiares para comemorar o Dia da Pizza comendo algumas.


Infos:

*A Tal da Pizza: Rua Meandro 430, Cotia - São Paulo

*Cantina Bella Donna: Unidade 1 - Rua Tabapuâ, 749 - Itaim - São Paulo. Tel: (11) 3078-6889

* Cantina Bella Donna: Unidade 2 - Rua Dr. Marcelo Fernando Calábria, 64 - Brooklin - São Paulo.  Tel: (11) 5042-9771

(Foto: Internet)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Paris do Alto

Paris é aquela típica cidade que sempre deve ser visitada, principalmente para quem a ama. Quanto mais se vai, mais se apaixona, mais cantinhos são descobertos e hoje deixo dicas de locais altos para se apreciar melhor a cidade luz.

O primeiro lugar que vem a cabeça é nada mais, nada menos do que a Torre Eiffel. Paga-se a entrada e há duas opções: subir de escada ou de elevador. Ela possui três níveis para se deliciar com a vista. No último andar só se chega de elevador.



Vista no alto da Torre

Outro ponto turístico conhecido é o Arco do Triunfo. Você poderá subir pelas escadas e terá alguns níveis para conhecer seu interior. No topo do Arco, a vista será como se estivesse no centro de uma rosa dos ventos. Vários ângulos maravilhosos da: Place de l'Etoile - Champs-Elysées - Concorde - Louvre - La Défense. Se você é do tipo sedentário, vá se preparando para as escadas porque são 50 metros do chão ao observatório do arco, somando mais de 200 degraus.



Escadas do Arco do Triunfo

Topo do Arco onde se observa a cidade



Imperdível passeio é o Tours de la Cathédrale Notre-Dame. Normalmente a fila da entrada assusta, mas vale muito a pena enfrentar não só ela, bem como os milhares de degraus que se sobe. Como eu disse, o preparo físico antes dessa viagem é muito importante para se aguentar subir tantas escadas. Algumas delas são estreitas demais e se uma pessoa para ou vai mais devagar, atrapalha todo o resto até se chegar em algum dos andares. Na Notre-Dame, o turista terá maravilhosos ângulos para registrar todo o charme de Paris, pois são quatro níveis de observação. Você vê as pessoas ficando que nem formiguinhas!
Você sobe até o topo mesmo da torre

Vista de um dos níveis da Notre-Dame

As famosas gárgulas da Igreja podem ser vistas assim: de pertinho.



Outro ponto turistico e religioso é a Sacré-Coeur. Logo na saída do metro, você vai perceber a subida para ver as lojinhas e depois acima terá mais subidas. A cadetral é vista de quase todos os pontos da cidade devido a sua localização. Há quem suba de carro ou com um "trenzinho", mas também tem turistas que preferem apreciar cada degrau até chegar a porta da entrada. Se o tempo colaborar, a vista com certeza vai te encantar!

Isso é quase o "final" para se chegar a pé

E mais degraus, mais subida até chegar a Sacré-Coeur


Cansou de fazer turismo, quer comprar um pouquinho? Então vá às suas principais magasins: Printemps e Lafayette. Uma do ladinho da outra e isso será sua alegria para gastar alguns bons euros por lá. Se fizer uma pausa para repor as energias, vá ao 9° andar da Printemps de la Maison, no Déli-cieux, ou então vá até ao terraço das Galeries Lafayette. Nesta última, você poderá ver a Ópera de Paris de um ângulo bem diferente do que a maioria está habituada!

Galeries Lafayette


O Tour Montparnasse é de cara o prédio mais alto do centro de Paris, chega a destoar do conjunto harmônico que a cidade é. Com seus 195 metros de altura, o prédio disponibiliza o elevador mais rápido da Europa para que os turistas aproveitem o observatório.


O Tour se destacando do resto de Paris

Vista da cidade lá no alto do Tour.


O Instituto do Mundo Árabe possui um restaurante, o Le Zyriab by Noura, em seu 9° andar, onde os visitantes comem enquanto apreciam a Notre-Dame, Sena e o coração de Paris.



O museu Center Pompidou também proporciona uma bela vista para os turistas que sobem por suas escadas rolantes e vão até ao último andar. Vale a pena dar uma espiadinha antes de visitar as exposições.

Escadas rolantes do museu

Parte da vista das escadas rolantes

Fica também a dica de que muitos dos monumentos possuem um "museu" dentro deles e é válido gastar longos minutos para compreender melhor a história de cada um. Alguns você só tem acesso na subida, pois se desce por outro lado, então não deixe para ver depois.

(Fotos: Internet)