quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os símbolos italianos

As pinturas italianas são muito famosas e não é por menos, porém você sabe identificar o que esses símbolos representam em seus quadros?
A arte italiana é repleta de santos e símbolos que formam uma linguagem visual própria, a qual era escolhida por cada um dos artistas para narrar as histórias bíblicas aos fiéis da Igreja Católica.
Tais imagens, segundo consta, evocam orações e cada uma oferecia soluções, ajudas, aos problemas especiais que aconteciam no dia a dia.
Os Evangelistas: esses são representados por criaturas aladas. A águia representa São João; o homem alado, São Mateus; o leão alado, São Marcos e o boi alado, São Lucas. Cada qual indica sua missão divina.
E quais são os símbolos e objetos que representam ou identificam os santos e mártires? Os últimos são "reconhecidos" normalmente pelos instrumentos de sua tortura ou morte. Também há casos das vestimentas e objetos em destaque em suas vidas tornerem-se símbolos nas pinturas.
A concha, na maioria das vezes, representa a peregrinação, atributo de São Roque. Quem já teve o prazer de peregrinar pelo Caminho de Santiago ou qualquer outras "trilhas" desse tipo, já pôde ver de perto a imagem da concha.







O símbolo da pureza, ressurreição, paz e castidade é o lírio, a flor da Virgem. O cordeiro por sua vez, já tem interpretações antagonicas: simboliza Cristo, o Cordeiro de Deus, ou, na arte primitiva cristã, o pecador.










Para nos lembrar de nossa transitoriedade, de nossa efemeridade, ou seja, da existência da morte, há a imagem do crânio nos quadros. O triunfo do mártir sobre a morte é representado pela folha de palmeira.
Quando visitar a Itália ou for apreciar uma obra de arte italiano por esse mundo, tente encontrar tais símbolos e objetos! Boa Viagem!

Nenhum comentário: