sábado, 26 de dezembro de 2009

Em Alta Velocidade

Inaugurado na China trem de alta velocidade mais rápido do mundo

Trajeto une em 3 horas as cidades de Wuhan e Cantão.A velocidade média da viagem é de 350 Km/h.


A China inaugurou neste sábado (26) o trem que, segundo o governo do país, é o mais rápido do mundo. O veículo percorreu um trajeto de pouco mais de 1.000 km.

A linha une em 3 horas as cidades de Wuhan (centro) e Cantão (sul). Antes o mesmo percurso era feito em 10h30. A velocidade média foi de 350 Km/h, mas em um determinado trecho o trem alcançou 390 Km/h.

Os trabalhos para esta parte do trajeto, que em uma segunda fase unirá Pequim com Cantão, de 1.069 quilômetros, começaram em 2005.

Segundo o jornal "China Daily", a concorrência entre linhas aéreas e ferroviárias alcançou um novo marco com a inauguração do trajeto entre as duas metrópole chinesas, capitais respectivas das províncias de Hubei e Cantão, e que se reduz em 7 horas em relação aos comboios tradicionais.

Uma rede de alta velocidade de 16 mil quilômetros com trens circulando a uma média de 350 km/h será construída na China na próxima década e em 2012 deverão estar completados 13 mil quilômetros, segundo o Ministério da Ferrovia.


Fonte: globo.com

Nenhum comentário: