sexta-feira, 16 de abril de 2010

Depois da nevascas, é a vez do VULCÃO!

O Vulcão islandês entrou em erupção pela segunda vez em um mês, mas dessa vez suas nuvens de cinza e de vapor atingiram a Europa e provocam caos no setor aéreo no continente.

.

.
O governo da Islândia retirou cerca de 800 pessoas de suas casas próximas as geleiras devido ao descongelamento das águas das montanhas provocado pela erupção - o que acarretou no aumentou em até 3 metros o nível dos rios do país.
.
Ontem mesmo, foi realizada uma reunião de emergência das autoridades aéreas européias para avaliar a situação do tráfego no norte da Europa.
.
.
No mesmo dia, o Reio Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia suspenderam seus voos na mesma hora.
.

.
O caos já está instalado, milhares de pessoas esperam seus voos nos aeroportos, mas a previsão é que a situação continue igual neste sábado, visto que as cinzas estão se espalhando para o sul e leste europeu.
.
A estimativa para hoje é que apenas 12 mil voos sejam liberados dos 29.500 diários. Segundo informações oficiais de um dos aeroportos mais movimentados do mundo, o Heathrow, em Londres, cerca de 1.250 voos foram afetados na quinta. Isso gerou um prejuízo a 180 passageiros. Desse total, 120 mil tinham como destino Gatwick, Stansted e Glasgow (Escócia).
.
Na Alemanha, as autoridades já informaram que o aeroporto de Frankfurt está com os voos suspensos desde a tarde de hoje, sem previsão alguma de quando vão reabrir.

.

.
Os outros aeroportos, como o de Bruxelas, Amsterdã, Genebra, Helsinque, Polônia, Suécia e Irlanda estão divulgando as informações relativas ao seu funcionamento.
.
As cinzas que não chegaram nos Estados Unidos, Ásia, América do Sul, África etc afetam tais continentes porque os voos com destinos à Europa tiveram que ser cancelados
.
Com este caos, as companhias aéreas são obrigadas a manter seus aviões parados em terra, o que gera prejuízos enormes que só vão se acumulando no decorrer da paralisação.
.
(Fotos da AP)

Nenhum comentário: