quinta-feira, 27 de maio de 2010

Check-List, é bom ter uma!

Check-list pode ser um horror para alguns e uma diversão para outros. O ideial é que todos façam uma lista de tudo aquilo que você idealizou em levar para sua viagem.

Algumas semanas antes, começe a pensar em quais peças de roupa quer, qual que pode precisar e por ai vai. Ela vai te ajudar a visualizar tudo aquilo que pretende levar.


Quando você olha a lista finalizada, começa a fase de repensar cada item: será que vou mesmo precisar disto? será que vai fazer frio para tanta roupa de inverno? e por ai vai. Isso evita que se leva roupas desnecessárias e peso extra para ficar carregando.


Outra utilidade da check-list: te ajuda a não esquecer nada antes de embarcar, seja na ida como na volta.

As coisas que menos usa no dia a dia, já devem ficar desde cedo dentro da mala, mas tem outras - como pasta de dente, pente, escova de dente, desodorante, hidratante... - que por serem do nosso uso diário, na pressa de fechar tudo e sair de casa para o aeroporto, acabamos por esquecer. Para isso não acontecer, o "ok" só é dado um pouco antes de colocar o cadeado na bagagem.

O que é legal de fazer para os mais "esquecidos" é colocar o famoso post-it pendurado pelos cômodos da casa e colocados na mala. Escreva no post-it "pegar a escova de dente" e cola no espelho do banheiro e outro na mala. Isso ajuda e muito!


Na véspera, já deixe todos os documentos separados num mesmo local. Se você tiver uma bolsinha específica, coloque todos juntos dentro dela. Se você fez roteiro, tem esses guias, compre uma pastinha leve e organize tudo lá dentro para não esquecer.



Ah! A listinha também tem sua hora de brilhar! Se acontecer de sua bagagem extraviar (toc, toc, toc na madeira), muitas companhias aéreas pedem para que você escreva tudo aquilo que estava na sua bagagem, principalmente as coisas de mais valor. Ter uma check-list com você pode ser uma salvação neste momento.



Ok, coisa de valor como jóias, semi-jóia, máquina fotográfica e talz você leva com você na mala de mão, mas tem gente que não faz isso e acaba por perder tudo junto com as roupas quando acontece o extravio. Porém, tem peças de roupa mesmo que são caras e coloca caras nisso!

PS.: Por ter passado por esta experiência, recomendo que se tire foto da sua mala que será despachada. Parece loucura, mas não é. Antes de você listar tudo que estava na bagagem, a companhia pede para que você descreva detalhadamente - e coloca detalhes nisso - sua mala. Eles pedem para especificar o tipo de puxador, de cordinha, de zipper etc etc etc. Com o nervoso, tendo que falar em outro idioma e muitas vezes sem nem ter percebido tais detalhes, uma fota da mala pode ajudar bastante.


Fazer essa listagem, vai depender do destino, da estação do ano, do tempo que você vai levar no local e outras coisas. De qualquer forma, vou deixar uns itens básicos aqui para te ajudar a começar uma check-list!


Roupa Íntima (calcinha, sutiã, cueca...)

Calças (jeans, legging, social...)

Calçados e Meias (bota, sandália com salto, tênis, chinelo de dedo, meia, meia-calça, meia 3/4....)

Acessórios (brinco, pulseira, colar, bolsa, guarda-chuva, óculos escuros..)

Roupas (T-shirt, ribana, blusa social, terninho, vestido, saia...)

Casacos (blazer, de ginástica, bolero...)

Roupas de Inverno (calça térmica, blusa térmica, cachecol, luvas...)

Higiene (escova de dente, shampoo, condicionador, pente, pasta de dente...)

Remédios

Eletrônicos (laptop, mp3, máquina fotográfica, recarregadores, adaptadores...)

Documentos (identidade, cpf, passaporte, passagens, reserva de hotel, receitas médicas e suas cópias ...)

Guias e cia (guias de viagem, roteiro, mapas, endereços de amigos, dicionário...)

Maquiagem (sombra, blush, batom, pincel de blush...)

Roupa de Dormir (camisola, baby-doll...)

Piscina/Praia (biquíni, maio, ganga, filtro solar, sunga, chapéu/boné, óculos escuros...)

Outros (lente de contato, óculos de grau, dinheiro, travel check, chave de casa, pinça, tesourinha, repelente etc)



Não esqueça de levar sempre com você uma muda de roupa em sua mala de mão para emergência. Nela, coloque uma roupa íntima, uma/duas blusas que dê para vários ocasiões e meia.

Lembre-se de separar os líquidos e de confirmar os mls permitidos para que você também leve com você desodorante, perfuminho, pasta de dente etc. Faça um kit com esses produtos destinados a viagem que são menores e muito úteis. Leve com você remédios, jóias, eletrônicos e documentos.




Também é legal levar cadeado extra porque volta e meia temos a desagradável constatação de que a companhia área teve que abrir sua mala ou que a delicadeza usada para mexer em nossas bagagens acabou por estragar.

Na sua bolsa, deixe sempre à mão uma caneta, bloquinho de notas e cartões de visita.



Identificar a mala é super recomendado, seja com as etiquetas identificadoras, seja com fitinhas coloridas (que muitos odeiam - rs), seja com adesivos colados, cores e estampas diferentes.

Tudo organizado, listado, checado, é hora de embarcar e aproveitar cada segundo. Boa Viagem!

(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: