quarta-feira, 19 de maio de 2010

Paris de graça

Minha mãe alugou o filme Julie & Julia, achei que não ia gostar, mas acabei vendo hoje e dizer que amei!! Quem ainda não teve a oportunidade de assistir, faça isso!


Achei legal que eles misturam o passado com o presente, enquanto uma datilografa seu livro que leva anos para ser publicado, a outra usa a internet e publica seu projeto gastronômico em seu blog. Confesso que me identifiquei com a parte em que ela se pergunta se alguém lê o "diário" dela... rs


Mas o que o filme tem para estar aqui neste blog sobre viagem? Eu respondo, Paris é um dos cenários. Julia percorre a cidade em seus restaurantes, bailes, mercados e cursos. Admito que Paris mesmo quase não aparece como pensei que fosse.

Mesmo assim, o post de hoje será sobre essa MARAVILHOSA cidade! Cidade luz, capital da moda, destino dos amantes/romanticos/casais apaixonados e por ai vão os adjetivos para Paris.

A capital da França daria para fazer um blog somente com ela. Como eu brinco com meu namorado: "mesmo que eu vivesse um ano aqui, uma vida aqui, ainda teria sempre algo novo a ser descoberto a cada dia".

Aqui vão algumas dicas de passeios que podem ser feitos sem gastar um euro!



a) Tour a pé: Existem guias que fazem um city tour a pé pelos principais pontos da cidade. Basta você olhar uma aglomeração e uma pessoa falando, gesticulando e às vezes, pulando - essa será o seu guia -, para se misturar com o povo.
Você consegue informações sobre os pontos de encontros e/ou as paradas do percurso nos hotéis e em sites da internet. Eu mesma vi um grupo desses na frente do Palácio da Justiça, próximo ao mercado de flores.

Sandemans New Paris é uma "empresa" que oferece esse free walking tour todos os dias. Não há necessidade de reservas, basta você encontrar com eles no ponto de partida que é na frente da Fountain na Place St. Michel no Latin Quarter.


b) Notre Dame - uma igreja belíssima, de se tirar o fôlego tanto por dentro como por fora. Não se cobra um centavo para entrar, mas se você quiser acender uma velinha vai ter que desembolsar uns 3 euros.


Aaahh, antes de ir desta última vez, eu li que havia uma supertição, um rito (qualquer que seja o nome) para se fazer na frente da catedral. Primeiro você tem que encontrar o marco zero de Paris, o que é fácil, visto que fica beeemmm na frente das entradas principais da Notre Dame. É um círculo de pedra que no centro tem uma rosa dos ventos. Dizem que a gente deve ficar com um único pé no meio do marco, fechar os olhos e girar três vezes. Cada volta equivale a um pedido. Lógico que fiz isso!

Mas enquanto esperava o marco zero ser liberado, umas brasileiras me explicaram que sabiam de outro ritual: você fica em pé dentro do círculo de costas para a Notre Dame, pega uma moeda, dá um giro de 360° e enquanto dá a volta joga a moeda e faz um pedido. (risos) Pelo sim, pelo não, eu fiz os dois para garantir...

c) "Desfilar" pela famosa Champs Elysees também é totalmente de graça. O único problema é se segurar para não adentrar por aquelas lojas maravilhosas com produtos sensacionais! Agora que é um charme é!

d) Arco do Triunfo: se você não quiser subir os seus mais de 200 degraus, poderá visitá-lo. A arquitetura é riquíssima. Só uma dica: existe uma passarela subterrânea super segura de cruzar o caminho para se chegar ao Arco. Vi muitos turistas perdidos e com um espírito quase assassino se jogando entre os carros naquele trânsito louco da rotunta que o Arco está. Não façam isso! A entrada subterrânea é perto da Champs.




e) Jardin du Luxembourg: um belíssimo jardim com muitas estátuas a serem descobertas. Um recanto super agradável, repleto de verde, flores lindas e muita gente fazendo exercício. Gastar algumas horas lá é a garantia de um bom passeio barato.


f) Basilique du Sacré Coeur: esta aqui também super indico! Um pacote fechado: visitar por fora e por dentro a Basília e curtir a divina vista da cidade luz.
Sacré Coeur é linda, imponente e entrar nela é algo que te enche de paz. Vi muitas pessoas de outras religiões emocionadas lá dentro. A cúpula é maravilhosa e o trabalho feito nela é indescritível.



g) Cemitérios: a quem goste de um turismo mais "mórbido" (risos). Brincadeira! Esse tipo de passeio é comum por lá, visto que os cemitérios de Paris - Cimetiere du Pere Lachaise e o Cimetiere de Montmartre - são muito famosos e existem até tour para se conhecer os túmulos das celebridades e os mais bonitos.


h) Artes: se você quer ver pessoalmente artistas trabalhando vai encontrar em alguns locais da cidade como o Jardin du Luxembourg e no bairro de Montmartre - onde está localizada a Sacré Coeur.


i) Muitas outras coisas: para onde se ande e olhe em Paris, você sempre verá algo que te encante e poderá tirar muitas fotos nos cartões-postais sem nem entrar de verdade neles (se puder gastar, entre em todos porque vale cada euro do ingresso).



A Torre Eiffel (sem subir), Igreja Madeleine (essa pode entrar que não cobram), a Saint Germain l'Auxerrois, o jardin Tuileries, o Louvre (lado de fora) e se você der sorte, ainda pode escutar uma boa música francesa dentro do metro.
Acho que nem preciso dizer, mas... curta Paris a cada segunda, deixe-se entrar no espírito da cidade e viva mais do intensamente esta cidade!


(Fotos: internet)

Um comentário:

Rachel Murizini disse...

vou te confessar que tenho mtaaa vontade de conhecer Paris!!!
Quem não tem???? rsrsrs

Mto charmosa e linda D++++!!!!

Faz da Toscana!!!! Please!!!!!! Tenho paixão por lá!!!!!



Quanto ao filme sempre vejo lá na locadora e nunca tive curiosidade de assistir, na proxima oportunidade alugarei!!! depois passo aqui pra dizer o que achei!!!!

bjusss