Você já ouviu falar desta cidade: Helsinque (em português) ou Helsinki (em filandês)? Esta é a capital da Finlândia e a maior cidade do país.
Ao olhar no mapa nos dá a sensação que lá é frio durante quase todo o ano, mas a média da temperatura no verão está entre 19°e 21°C (segundo pesquisa realizada em sites).
Uma cidade calma, onde tudo funciona perfeitamente e que muitos afirmam não ser exatamente um ponto turístico, mas sim um lugar que se aproveita para conhecer já que está passando por perto. Caso você vá para Estocolmo ou São Petersburgo, reserve uns dias para visitar a capital da Finlândia.
Nela, você poderá andar bastante a pé, pois as atrações principais estão na região central - assim como a Estação Central de Trem. Se você deseja se hospedar em um local central, procure a avenida Mannerheimintie. Não só com hotéis, esta rua também tem diversos restaurantes, lanchonetes e lojas - com detaque para a Stockmann, loja de departamentos e a maior de Helsinque.
Vá a Praça do Senado para conhecer a Catedral Luterana, Tuomiokirkko, que foi construída em 1852. No centro desta praça, você encontrará um monumento que homenageia o Tzar Russo Alexandre II. Bem ali do lado, ainda há o Conselho de Estado (construção de 1822), a Biblioteca Central e a Universidade (1832).
A Catedral Uspenski está no topo de uma colina, menos de um quilômetro da Praça do Senado. A cadetral é um templo ortodoxo que foi constuída no século XIX e seu prédio é inconfundível devido aos tijolos vermelhos e tetos verdes. Visite seu interior para apreciar as paredes cobertas por ícones ortodoxos. Próximo dela está outro ponto importante da cidade, que deve ser conhecido, o Porto de Helsinque.
Não deixe de conhecer a Fortaleza Suomenlinna, pois é um dos Patrimônios Universais da Unesco desde 1991. Ela está situada em uma ilha próxima a Helsinque e tem cerca de 250 anos. A travessia da Praça do Mercado até a ilha leva uns 15 minutos e quase mil pessoas moram por lá. Se você deseja mais informações sobre o local, atrações e mapas, procure o centro de informações turísticas (localizado dentro da fortaleza).
Outros pontos turísticos:
* Museu Kiasma de Arte Contemporânea: como o própio nome diz, este museu é dedicado à arte moderna. Seu prédio, em estilo arrojado, com aço e vidro, teve sua construção finalizada em 1998. Ainda é palco de exibições de multimídia e teatro moderno.
* Museu Nacional: É dedicado à história da Finlândia, pois relata o seu passado até os dias de hoje através de objetos, móveis, tapeçarias, cerâmicas, painéis, brinquedos etc. Para a surpresa de muitos, o prédio do museu é novo - construção do início do século XX.
* Parque Esplanadi: se você deseja caminhar e respirar ar puro no meio do verde, vá ao parque Esplanadi. Local perfeito para atividades ao ar livre, que, na sua ponta leste, tem a estátua com um nu feminino de Havis Amanda - ícones da cidade.
E mais locais para incluir no seu roteiro:
* Museu de Arte Ateneum
* Estádio Olímpico de Helsinque
(Fotos: Internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário