sexta-feira, 9 de julho de 2010

Paris do Alto

Paris é aquela típica cidade que sempre deve ser visitada, principalmente para quem a ama. Quanto mais se vai, mais se apaixona, mais cantinhos são descobertos e hoje deixo dicas de locais altos para se apreciar melhor a cidade luz.

O primeiro lugar que vem a cabeça é nada mais, nada menos do que a Torre Eiffel. Paga-se a entrada e há duas opções: subir de escada ou de elevador. Ela possui três níveis para se deliciar com a vista. No último andar só se chega de elevador.



Vista no alto da Torre

Outro ponto turístico conhecido é o Arco do Triunfo. Você poderá subir pelas escadas e terá alguns níveis para conhecer seu interior. No topo do Arco, a vista será como se estivesse no centro de uma rosa dos ventos. Vários ângulos maravilhosos da: Place de l'Etoile - Champs-Elysées - Concorde - Louvre - La Défense. Se você é do tipo sedentário, vá se preparando para as escadas porque são 50 metros do chão ao observatório do arco, somando mais de 200 degraus.



Escadas do Arco do Triunfo

Topo do Arco onde se observa a cidade



Imperdível passeio é o Tours de la Cathédrale Notre-Dame. Normalmente a fila da entrada assusta, mas vale muito a pena enfrentar não só ela, bem como os milhares de degraus que se sobe. Como eu disse, o preparo físico antes dessa viagem é muito importante para se aguentar subir tantas escadas. Algumas delas são estreitas demais e se uma pessoa para ou vai mais devagar, atrapalha todo o resto até se chegar em algum dos andares. Na Notre-Dame, o turista terá maravilhosos ângulos para registrar todo o charme de Paris, pois são quatro níveis de observação. Você vê as pessoas ficando que nem formiguinhas!
Você sobe até o topo mesmo da torre

Vista de um dos níveis da Notre-Dame

As famosas gárgulas da Igreja podem ser vistas assim: de pertinho.



Outro ponto turistico e religioso é a Sacré-Coeur. Logo na saída do metro, você vai perceber a subida para ver as lojinhas e depois acima terá mais subidas. A cadetral é vista de quase todos os pontos da cidade devido a sua localização. Há quem suba de carro ou com um "trenzinho", mas também tem turistas que preferem apreciar cada degrau até chegar a porta da entrada. Se o tempo colaborar, a vista com certeza vai te encantar!

Isso é quase o "final" para se chegar a pé

E mais degraus, mais subida até chegar a Sacré-Coeur


Cansou de fazer turismo, quer comprar um pouquinho? Então vá às suas principais magasins: Printemps e Lafayette. Uma do ladinho da outra e isso será sua alegria para gastar alguns bons euros por lá. Se fizer uma pausa para repor as energias, vá ao 9° andar da Printemps de la Maison, no Déli-cieux, ou então vá até ao terraço das Galeries Lafayette. Nesta última, você poderá ver a Ópera de Paris de um ângulo bem diferente do que a maioria está habituada!

Galeries Lafayette


O Tour Montparnasse é de cara o prédio mais alto do centro de Paris, chega a destoar do conjunto harmônico que a cidade é. Com seus 195 metros de altura, o prédio disponibiliza o elevador mais rápido da Europa para que os turistas aproveitem o observatório.


O Tour se destacando do resto de Paris

Vista da cidade lá no alto do Tour.


O Instituto do Mundo Árabe possui um restaurante, o Le Zyriab by Noura, em seu 9° andar, onde os visitantes comem enquanto apreciam a Notre-Dame, Sena e o coração de Paris.



O museu Center Pompidou também proporciona uma bela vista para os turistas que sobem por suas escadas rolantes e vão até ao último andar. Vale a pena dar uma espiadinha antes de visitar as exposições.

Escadas rolantes do museu

Parte da vista das escadas rolantes

Fica também a dica de que muitos dos monumentos possuem um "museu" dentro deles e é válido gastar longos minutos para compreender melhor a história de cada um. Alguns você só tem acesso na subida, pois se desce por outro lado, então não deixe para ver depois.

(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: