domingo, 9 de agosto de 2009

El Calafate - Argentina

Um dos lugares mais inexplicáveis que já vi! A sensação que dá quando o avião está pousando é que você está em um deserto. Sabem filme de farwest com aquele lugar vazio, largado, pessoas mal encaradas... ? É algo semelhante!
Nesse cenário, você encontra um vegetação típica de regiões áridas; o lago indescritivelmente azul é extremamente gelado - segundo os guias da região, se uma pessoa permanecer mais de 7 minutos na água morre -; montanhas ao redor e muitas delas com seus topos brancos! Sim, brancos de neve. El Calafate tem um dos principais Glaciar: Perito Moreno - considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

Dependendo do hotel que você fique, essa sensação vai continuar por um pouco de tempo. Isso porque existem hotéis que preferiram ficar nessa parte mais "exótica" de El Calafate para proporcionar um clima especial aos seus hóspedes e outros estão localizados no centro da cidade, mas sem perder nem um pouco o seu charme!


A cidade é fácil de visualizar. No momento em que aparecer um monte de casinhas e algumas árvores, você terá plena certeza que ali é o centro! O pouco verde que se vê de longe foi "criado" graças às novas tecnologias do homem, uma vez que a região não é favorável para plantações. As arvores, plantas, flores... devem ser muito bem cuidadas.

O centro é uma graça! Parece uma cidade de bonecas. Tudo muito bem cuidado - as calçadas e ruas muito diferentes das que encontramos no Brasil (rs); pessoas simpáticas; algumas lojas possuem uma arquitetura diferente das demais.

Vale a pena entrar na loja Almacén Patagônico para beber um delicioso chocolate quente, apreciar os doces e artesanatos, ver as roupas que estão à venda e dedicar um tempo para conversar enquanto os gnomos da loja sorriem para você!

A pracinha da cidade com o busto de Francisco Moreno - cientista e explorador que descobriu o glaciar cujo nome foi dado em sua homenagem - vale uma visita. Belas árvores, rosas e uma casinha com a história e orientações estão neste lugar.
Há um Cassino na mesma rua mais adiante. Uma arquitetura bem moderna que se destaca do restante das lojas.
Visite o Hotel Pousada Los Alamos. Ele é maravilhoso, com um campo de golf, uma belíssima arquitetura, belas árvores e flores... parece um lugar dos sonhos. Em sua propriedade existem o Humus Cocktail Bar e o conceituado restaurante La Posta.

Em El Calafate, o turismo é movimentado graças ao Parque Nacional Los Glaciares. Esse passeio é indispensável!!! Será um dia inesquecível!! O meio mais prático de se conhecer esse parque é contratando um guia de turismo, de preferência de uma agência local, pois eles vão saber explicar melhor as histórias da cidade, dos locais e tirar as dúvidas.
Existem algumas paradas antes do tão esperado Glaciar Perito Moreno chegar. Todas valem cada segundo. Você pode ver de perto a planta que deu nome a cidade - El Calafate -; curta aquela natureza com uma paisagem única; aprecie a mudança da vegetação e do clima conforme se chega perto do Parque. Nele, há outra parada com banheiros, muito contato com a natureza e pode-se colocar as mãos no gelado lago e, finalmente, ver o início da Geleira!


Essa parte não há como descrever! É algo impressionante, deslumbrante e divino! No meio daquela terra árida do centro, você começa a ver muitas árvores, um lugar lindo e, inesperadamente, surge aquela Geleira enorme! Mas é do nada! O carro faz uma curva e ela surge lá, diante dos seus olhos, imponente! Há um mirante concorrido para tirar fotos da primeira visão do Perito Moreno.
A cor da água é um azul maravilhoso. O branco da Geleira é único e faz contraste com a cor das montanhas e árvores! Dá para ver pedaços de gelos que se desprendem do Perito Moreno "navegando" pelo lago abaixo...
O que na foto parece ser um tamanho normal, ao vivo, é um gigante branco que, infelizmente, já teve seu tamanho diminuído devido ao aquecimento global.
Cada vez que se chega mais próximo ao glaciar, fica mais "nítido" o som que ele emite. Parecem "gritos de socorro"! Escuta-se pedaços de gelo caindo do bloco e uma onda enorme se forma no lago.
Há a possibilidade de se fazer um passeio de barco - chegando bem próximo ao Glaciar Perito Moreno e que vale cada centavo -, um trekking no gelo - dá para ver as pessoas caminhando sobre a geleira, todas viram miniaturas naquela imensidão - e descer os milhares de degraus para registrar os diferentes ângulos dessa maravilha!
No topo dessa escadaria, há um belo local com banheiro e uma lanchonete! Recomendo que levem roupas de frio mesmo se o dia estiver um pouco quente (isso porque algumas pessoas sentem frio conforme vão chegando perto da geleira e o vento ajuda bastante nessa sensação) e, principalmente um óculos de sol, pois a luminosidade do Glaciar é bem forte. Segundo os guias, o óculos é indispensável porque os raios solares que chegam ao Perito Moreno são diretamente refletidos para os lugares próximos, inclusive os nossos olhos!
Mesmo com lanchonete, muitas pessoas levam seus lanches e preferem comer no meio do caminho ou em algum mirante para admirar por mais tempo esse momento. Muitos turistas ficam longos minutos com suas máquinas preparadas para registrarem um pedaço da geleira caindo... Isso acontece em questão de segundos e deve-se estar muito atento!
Existem outros passeios para conhecer outros Glaciares. Além do Perito Moreno, o Upsala. Em distâncias:
  • A entrada do parque está a 35 Kms do Perito Moreno
  • O Lago Roca está a 60 Kms
  • De El Calafate está a 80 Kms
Eu não sei se você acredita em Deus e nem se tem alguma religião, mas nesse lugar acho que qualquer pessoa percebe a grandeza da natureza e a perfeição que ela foi feita. É impossível não se questionar que existe uma força maior, um Deus que gerou cuidadosamente cada detalhe desse lugar!
É uma experiência única que nos faz agradecer de estar vivo e por estar ali observando aquele espetáculo da natureza!

Nenhum comentário: