quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gramado - Rio Grande do Sul

Para quem já foi a Gramado sabe que a cidade é maravilhosa! Quem vai, normalmente, quer criar raízes por lá. As ruas são extremamente limpas, o povo simpático, comidas excelentes, clima agradável, paisagens incríveis, muita opção de lazer... Seu roteiro deve incluir os principais pontos turísticos:

  • Lago Joaquina Rita Bier (local onde é realizado o Natal Luz)
  • Praça das Bandeiras
  • Mini Mundo

  • Lago Negro (impredível!!!)

  • Os Pórticos

  • Igreja Matriz São Pedro

  • Praça Major Nicoletti, incluindo a casinha da Informação Turística e o banheiro público (sim, vá! Nem que seja por curiosidade para ver como é limpo e bem cuidado)

  • Rua Coberta

  • O belo prédio da Prefeitura Municipal

  • Vale do Quilombo

  • Palácio dos Festivais

  • Mundo Encantado

  • Museu do Chocolate

  • Hollywood Dream Cars

  • Aldeia do Papai Noel


Se tiver tempo sobrando, ande sem compromisso e esqueça das horas, deixe-se perder pelas ruas de Gramado, encante-se com os prédios, busque arquiteturas, detalhes diferentes e belos, converse com os moradores... Essa oportunidade vai deixar você mais encantado com Gramado.



O Hotel Casa da Montanha vale visitar! Para quem quiser e puder, é muito elogiado para se hospedar. No mesmo local, há o Restaurante La Caceria.


As lojas de móveis e dos relógios cucos são simplesmente maravilhosas! Parecem de filme e se perde bons minutos descobrindo o interior das mesmas.


Para quem não quiser ou não puder alugar carro. Informe-se sobre as lojas e restaurantes que oferecem serviços de van para pegar e deixar no hotel. Perguntem na recepção dos hotéis se há ou não essa disponibilidade no local que querem ir. Ou então, quando for a casa da Informação Turística, pegue os "cartões" dos restaurantes, lojas, museus... para ter em mãos os telefones, assim, você mesmo pode ligar e confirmar.


Conhecer como os cristais são fabricados é muito interessante para quem nunca viu. A loja Cristais de Gramado é uma que oferece serviços de van e você pode ver uma pequena demonstração de como eles produzem suas peças de cristais e, após a visita, há um show-room. Caso você compre algum produto, a loja disponibiliza serviço de entrega por correio ao seu Estado/cidade. Basta perguntar e se informar melhor dos preços.


Mas, vamos retornar aos pontos turísticos.


Lago Joaquina Rita Bier: foi idealizado por Leopoldo Rosenfeldt, possui 17.000m2. O local é muito agradável e cercado de casas de veraneio, hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. É muito comum ver os moradores e até mesmo os turistas fazendo suas caminhadas ao redor desde lago. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior e em determinados trechos há decks para que se possa apreciar com mais calma e conforto. Ele é o palco principal do famoso Natal Luz que acontece todos os anos em Gramado.



Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeldt - mas pela Avenida Borges de Medeiros, na altura do número 1.700 (Hotel Laghetto), também dá para ver o Lago e ter acesso a ele!


A Praça das Bandeiras é logo depois do Lago Joaquina Rita Bier de quem está na Av. Borges de Medeiros. Uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros - basta ver que há diversas bandeiras hasteadas, inclusive a do Brasil - e, também, serve de rótula para os carros. Uma praça antes dessa, há a estátua do Kikito - além de representar o "Deus do Bom Humor", é a famosa estatueta símbolo e prêmio do Festival de Gramado.



Seguindo caminho pela Av. Borges de Medeiros, você logo vai avistar um belo deck de madeira com direito a banco e tudo. A vista dá para o Vale dos Quilombos!






Ainda na Borges de Medeiros, aprecie o Restaurante Piacere (pizza forno à lenha, grill e parrilha) juntamente com o Hotel Pietra. O jardim de frente do restaurante é uma graça e para os universitários e/ou profissionais de Publicidade, dê uma espiada para uma "estátua" dourada. Sim! É o famoso Galo de Ouro, prêmio do Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Esta é uma homenagem à sua 15ª edição e ao 30° ano de sua criação.






Esse post continua já já...

Nenhum comentário: