quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gramado Parte 2

Continue o caminho pela Borges de Medeiros, passe por várias lojas e restaurantes, pela Praça das Comunicações - Casa do Colono, (é nesta praça que se realiza a Festa da Colônia e, também, onde se localiza a Casa do Colono. Nesse local, você encontra diversos produtos típicos que foram produzidos no interior da cidade. Na época de Natal, a praça também se torna palco de algumas atrações de Gramado), pelo Shopping Moinho e perceba o cuco enorme que tem bem na esquina da Borge de Medeiros com João Petry (se não me falha a memória).
Aaah! Atravessar a rua aqui é uma experiência única para quem está habituado a fazer isso no resto do Brasil. Basta colocar o pé na facha de pedestre que os carros param na mesma hora. Praticamente não há sinais, nem mesmo nas avenidas principais. Mas é sempre bom ter cuidado porque vai que algum motorista não respeita essa tradição.

Ao atravessar a Avenida das Hortênsias - outra importante rua de Gramado -, você verá uma bela casa que é o Posto de Informações Turísticas. Mesmo que não esteja precisando de nenhuma informação, entre, pegue alguns panfletos de restaurantes, lojas, hotéis...
Embaixo dela, há os banheiros públicos de Gramado que acabaram por virar ponto turístico. É engraçado, mas as pessoas vão mesmo lá para - também - ver como é! Fiz isso e fiquei impressionada. Não parece que está aberto a qualquer pessoa e melhor, de graça! Limpo, impecável, com papéis em todos as cabines, torneiras funcionando, sabão e papel toalha! Vamos combinar que para quem mora em grandes centros urbanos, isso é uma raridade. Algumas vezes nem banheiros de shoppings são tão bem cuidados quanto esse que pude conferir em Gramado.

Ao seguir pela Borges de Medeiros, você verá a aconchegante Praça Major Nicoletti. Aqui é um dos cenários mais característicos da cidade, onde as pessoas descansam, aproveitam para colocar o papo em dia. Muitos adolescente fazem dessa praça seu ponto de encontro, namoram e muitos turistas tiram foto.

Há uma "fonte" na praça, ao lado da casa de Informações Turísticas. Ande pelo lado de fora, caminhe pelo meio da praça e também pelo lado de dentro, próximo às lojas. Descubra cada ângulo desse lugar.

Principalmente porque logo na sua frente está a Igreja Matriz São Pedro, que teve sua inauguração no ano de 1942, sendo uma das maiores construções religiosa da comunidade. Segundo sites, a sua estrutura é montada em pedra basáltica e sua torre tem cerca de 46 metros de altura. Entre na igreja para apreciar as artes nos seus vitrais com imagens sacras e formando um conjunto arquitetônico muito harmônico. Do lado de fora, deleite-se com os seus canteiros.




Ao lado da Matriz, tem o Palácio dos Festivais. Famoso por receber artistas consagrados de diversas partes do Brasil e do mundo durante o Festival de Cinema de Gramado. As atenções da mídia, dos artistas e dos cinéfilos voltam-se para a cidade neste período, pois durante este evento ocorre o lançamento no mercado de fimes de curta, média e longa metragem, além da entrega da estatueta Kikito - o oscar brasileiro. Durante o resto do ano, o palácio é sede de exibição dos filmes que concorrem ao Festival de Cinema Brasileiro.

Ao lado da Praça Major, há a tão falada e badalada Rua Coberta. Um lugar muito agradável para sentar em algum bar ou restaurante para comer, conversar e ver o movimento. Só tome cuidado porque nessa rua, como em todo o centro de Gramado, há belas tentações em cada vitrine e, na maioria das vezes, os preços não são muito amigáveis.
Siga pela Borges e experimente o maravilhoso sorvete da Prawer! É indescritível! Uma delícia! Vá a elegante loja Giovana Regali - Casa. Como disse no post anterior, é nessa mesma rua que encontra-se o hotel Casa da Montanha.


Voltando para a Igreja Matriz, na Rua Pedro Benetti, há o maravilhoso Pasteleiro. Vale muito a pena conhecer o lugar e, principalmente, comer seus pastéis mesmo se tiver fila. É um local agradável, com opções variadas no menu e esse é um show a parte com a criatividade dos nomes dos "pratos"!

Retornando mais um pouco, entre na Avenida das Hortênsias e vá até prédio da Prefeitura que é uma graça. Nós entramos na Secretaria de Turismo e em outros setores do prédio para tirar umas dúvidas e a recepção foi excelente. Lembro que fiquei impressionada com a organização, com a eficiência (pelo menos no nosso atendimento) dos funcionários, com a limpeza desse órgão público! Fiquei ainda mais apaixonada por Gramado.



Durante o caminho, perceba a delicadeza e as cores das flores dos canteiros e de cada esquina, a limpeza das ruas, os bancos de praça, os clássicos relógios e termômetros que estão pelo meio do seu passeio, a arquitetura dos prédios - tanto de residência como os comerciais - , entre nas galerias e surpreenda-se com a quantidade de lojinhas "escondidas".

No próximo post continuarei a falar de Gramado. Aguardem!

Nenhum comentário: