segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Niterói

Vendo um pouco de televisão, vi que a cidade de Niterói – a 13 km da famosa cidade maravilhosa, Rio de Janeiro – está entre uma das 100 melhores do país, segundo o Índice de Desenvolvimento Humado (IDH).

A pesquisa afirma que Niterói destaca-se pela qualidade de vida da população e ficou em 66° lugar. Eu como moradora, infelizmente, não posso elogiar tanto Nikity como gostaria. Nessas últimas décadas, só vejo a nossa antiga qualidade de vida ir embora com uma velocidade absurda, mas se a pesquisa é séria mesmo, vou respeitá-la...

Mas Niterói é muito mais do que uma boa cidade para se morar, mas também uma boa opção de turismo. Apesar de ser pouco divulgada, os turistas, principalmente, os estrangeiros estão sempre pela cidade, mas limitam-se a conhecer o Museu de Arte Moderna – o famoso MAC – idealizado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Os cariocas brincando que a melhor coisa de Niterói é a vista para o Rio de Janeiro e eles não estão mentindo não! A vista para a cidade maravilhosa é divina, ainda mais se o céu estiver bem azul, com poucas nuvens brancas e aquele sol brilhando. Só que aqui tem mais coisa para se conhecer e fazer.

Vamos ao que interessa: os pontos turísticos da cidade.

Ponte Rio-Niterói: São 13 km que dividem as duas cidades e é um dos famosos cartões. É um dos meios de acesso para quem está hospedado no Rio e vale a pena passar por essa obra. Porém, evite os horários de trânsito pesado.

Cantareira: a antiga estação das barcas está localizada no bairro de São Domingos. Recentemente foi restaurada e abriga uma danceteria. A praça da Cantareira também sofreu grandes reformas e continua sendo o ponto de encontro dos jovens, principalmente universitários da Universidade Federal Fluminense (UFF). Opções de bares e restaurantes não faltam aqui.

Orla do Gragoatá: uma agradável área a beira mar com opções de quiosques para sentar, apreciar a divina vista para o Rio de Janeiro e colocar o papo em dia, além de excelente fotos.

Ilha da Boa Viagem: ligada a terra por uma ponte (repare nos detalhes do guarda-corpo desta ponte: os vãos formam o contorno do MAC) e uma pequena faixa de areia, a qual desaparece quando a maré está cheia. Em seu topo, há uma pequena Igreja.

MAC: o símbolo da cidade, o Museu de Arte Contemporânea. Inaugurado em 2 de setembro de 1996, Oscar Niemeyer foi generoso com as curvas e ângulos deste museu. Cada visitante interpreta de um jeito o formato do Museu. Muitos apelidaram como Nave Espacial, outros chamam de cálice e por ai vai. Suas formas são estimulantes para a imaginação e não há como apreciar esta obra de um único ângulo. Deixe-se caminhar pelo pátio do museu, descobrir os reflexos que seus vidros produzem, admire as crianças encantadas com o espelho d’água, suba sem presa a rampa - o acesso principal do museu - e veja Niterói e o Rio com outros olhos..

Infos sobre o MAC: Funcionamento do Espaço Expositivo de terça a domingo das 10h às 18h. Funcionamento do Pátio de segunda a domingo das 9h às 18h. Aos sábados e domingos durante o horário de Verão, o MAC de Niterói funcionará excepcionalmente até as 19h. A bilheteria encerra suas atividades 15 minutos antes. Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ • CEP: 24210-390 • Tel: (21) 2620-2400 • Fax (21) 2620-2481


Fortaleza de Santa Cruz: para mim, um dos pontos turísticos mais lindos de Niterói. Foi a primeira fortaleza erguida na entrada da Baía de Guanabara no ano de 1555 e já funcionou como presídio político, teve câmara de tortura, praça de enforcamento etc. A visita é guiada por integrantes do Exército, que contam a fascinante história deste complexo arquitetônico imponente.

Informações: Local: Estrada Eurico Gaspar Dutra, s/nº- Jurujuba
Tel.: 3611.1209 / 2710.2354 / 2711.0725
Funcionamento: De terça à Domingos e Feriados das 9h às 17h.
Ingresso: Adultos: R$ 4,00 - Estudantes mediante a apresentação da carteira do estabelecimento de ensino: R$ 2,00 - Isentos: Militares do Exército Brasileiro e seus dependentes, guias da EMBRATUR, crianças menores de 06 anos e adultos maiores de 65 anos.

Orla de Niterói: caminhar pelas Praias das Flechas (no bairro do Ingá), de Icaraí, é um belo passeio. A vista inspiradora para o Rio de Janeiro não cansa os olhos e pede uma parada estratégica para beber uma boa água de coco sentado em um dos banquinhos. Se quiser descobrir novos ângulos para o relevo natural e apreciar mais Niterói basta visitar as Praias de São Francisco e Charitas.

Nenhum comentário: