sábado, 14 de novembro de 2009

Notícias de Veneza

Primeiro, quero pedir desculpa pela não atualização do blog (se é que tem alguém que passa aqui - rs), mas tive uns problemas que me impossibilitaram de atualizar aqui...

Tenho uma paixão antigaaaaaaaa por Veneza, mas infelizmente nunca fui. Volta e meia falo que preciso conhecer logo por causa do nível d'água que sobe e coloca a cidade em risco.

Hoje, lendo pelos sites da vida, descobri que Veneza corre mais um risco: o despovoamento!

Agora, a vontade só aumenta de ir lá enqto está por cima das água e com gente habitando. Na reportagem, reparem no número da população antes e agora...



"Moradores de Veneza fazem funeral simbólico da cidade

Ação quer alertar contra despovoamento do local. Menos de 60 mil pessoas vivem atualmente na cidade dos canais.

Barcas e gôndolas de Veneza navegaram neste sábado (14) pelo Grande Canal da cidade para participar do funeral, uma iniciativa organizada pelos cidadãos para sensibilizar o mundo do grave problema do despovoamento.

Os turistas puderam assistir hoje a um cortejo fúnebre pelo Grande Canal com a participação de cerca de 300 pessoas navegando em seus barcos a remos seguindo a gôndola onde foi colocado o caixão rosa que simbolizava a morte da cidade.
O caixão foi colocado depois diante da sede da Prefeitura, onde se pronunciou uma oração fúnebre em dialeto veneziano. A iniciativa - organizada pelo movimento cívico Venessia.com - buscava chamar atenção para o despovoamento da cidade, que tinha 120 mil habitantes nos anos 60 e agora possui abaixo dos 60 mil.


"Veneza está em perigo", afirmou à Agência Efe Matteo Secchi, um dos organizadores desta iniciativa. Diante da situação, o movimento está realizando uma coleta de assinaturas dirigida a todas as pessoas que quiserem "se tornar venezianas"."


*fonte: site G1



Nenhum comentário: