sexta-feira, 30 de abril de 2010

Expo-Shanghai começou!

A abertura oficial foi divulgada para amanhã, dia 1° de maio, mas Shanghai abriu a Exposição Mundial (The World's Fair) nesta semana com direito a fogos de artifícios e muita festa.
.
A China gastou $45 bilhões - quantia superior utilizada para construções das Olimpíadas em Beijing - para montar a Expo. Cerca de 189 países foram convidados para participar deste showcase com mostras sobre economia, ciência, tecnologia e sustentabilidade trazidas pelos quatro cantos do mundo.
.
.
Esta é a primeira vez que um país em desenvolvimento sedia este evento e a expectativa é de receber 70 milhões de pessoas nos próximos seis meses.
.
Depois de ter ganho o concurso em 2002, Shanghai começou a limpar uma grande área ao longo do rio Huangpu, "forçando" a mudança de 18.000 família e 270 fábricas.
.
.
Hoje, a Expo está repleta de pavilhões de diversos países, jardins esculpidos, lojas, uma arena de esportes e centro de artes. Tudo pronto para se discutir soluções para o desenvolvimento sustentável.
.
O pavilhões dos Estados Unidos mostrará filme sobre meio ambiente, produzido por Hollywood. A França apresentará os sete "tesouros nacionais", incluindo trabalhos de Manet e Van Gogh.
.
.
O Brasil também está dentro deste mega evento. O objetivo é mostrar a diversidade de nossa cultura com a multiplicidade de raças, clima, ritmos musicais, manifestações artísticas e estilos gastronômicos.
.
O pavilhão do Brasil faz referência à floresta tropical e conta com diversas tecnologias para mostrar aquilo que o país tem de melhor. As experiências de sucesso em gestão urbana e os avanços em sustentabilidade e inclusão social e política serão apresentados. O Brasil também aproveitará para divulgar as Olimpíadas 2016, que terá o Rio de Janeiro como sede.
.
O evento vai acontecer por seis meses, até dia 31 de outubro.

Nenhum comentário: