domingo, 25 de abril de 2010

O Centenário Theatro Municipal mais Novo!

Essa notícia eu não poderia deixar passar em brancas nuvens por aqui! Além de ser uma apaixonada por viagens, amo cultura, arte e afins. Museus com seus acervos incríveis são minha melhor distração. Admiradora incondicional da arquitetura antiga, sempre fiquei maravilhada com o prédio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - que não é museu, mas aprendi a venerá-lo graças a educação que tive.
.
Visitei inúmeras vezes o Theatro por dentro com guia e ficava triste de ver como tudo estava sujo, como o tempo agia com força sobre aquela maravilha e que a deterioração acabava por ser mais um destaque para os turistas fotografarem.
.
Final e felizmente, o Theatro recebeu o que merecia: RESTAURAÇÃO! Coloco em letras maiúsculas porque acho uma belíssima arte este ofício de trazer vida, juventude, vigor aos prédios, obras, pinturas... que nos ajudam a lembrar o passado, entender o presente e construir o futuro.
.
.
No mundo inteiro, prédios como Prefeituras, museus, teatros, igrejas e outras são restaurados minuciosamente. Por onde se passa, tem os técnicos e toda aquela estrutra enorme para cuidar do patrimônio histórico do país e muitas vezes, da humanidade. Mas aqui no Rio - acho que no Brasil como um todo - isso não era aplicado.
.
Por esses 2 anos e meio fechado, passei pela fachada do prédio e aos poucos, a reforma ia se fazendo notar passo a passo! Hoje, a previsão de reabertura do Theatro é para o dia 1° de maio de 2010!
.
.
Foram gastos 70 milhões de reais e 250 operários e 70 técnicos trabalharam nesta magnífica restauração. T-u-d-o mereceu o olhar e os cuidados devidos, desde as tubulações hidráulicas até a águia no topo externo do Theatro - o qual teve inspiração na sensacional Ópera de Paris.
.
.
As dependências internas e a fachada passaram por um criterioso trabalho de recuperação. Obras desbotadas e detalhes dourados escurecidos já estão brilhando, o painel A Música e as telas laterais Arte Lírica e Drama tem sua aparência original, pinturas dadas como perdidas estão com toda a sua vitalidade retomada e o teto de cerâmica ganhou de volta suas vivas cores.
.
.
Muito mais do que isso foi feito: decoração de mármores, ônix, peças de bronze, espelhos, pano de boca de 12m de altura por 16 de comprimento, cobertura... tudo mereceu atenção e restauração. Nestes anos, inclusive, se descobriu outra pintura de Visconti por de trás de uma parede, a qual passou cerca de 80 anos às escuras e sem o conhecimento de ninguém!
.
A Revista Veja divulgou números interessantíssimos da obra. Aqui estão: 23 obras de arte recuperadas, 32 empresas contratadas, 70 restauradores especializados em monumentos (alguns deles italianos), 2.400 metros de veludo para revistimento das poltronas, 4.000 lâmpadas trocadas, 910 dias de trabalho, 55.000 quilos de cobre utilizados no telhado, 80.000 folhas de ouro aplicadas em detalhes da cobertura e da fachada e 80.000 metros de fios instalados! Uffa!
.
.
Dá gosto passar pela rua e ver o brilho de volta ao grande e centenário Theatro Municipal! Parabéns pelo belíssimo trabalho a todos que estão envolvidos direta e indiretamente.
.
(fotos: internet e da veja rio)

Um comentário:

sonia disse...

Parabéns pra você, pelo texto bem escrito e para o teatro finalmente recuperado.