segunda-feira, 26 de abril de 2010

Picasso no Met

Amanhã o The Metropolitan Museum of Art de New York abre, para grande público, a exposição do artista espanhol Pablo Picasso: Pablo Picasso no Metropolitan Museum of Art.
.
Em um meio onde muitos artistas só tem seus talentos reconhecidos depois da morte, Picasso conquistou sua fama ainda em vida. Considerado um ícone vivo da pintura ocidental, o pintor marcou seu espaço no modernismo.
.
No museu, serão expostas mais de 300 peças do artistas. Nenhuma tela nova, nada de inédito e que já não se tenha visto de Picasso. Quer dizer... há novidade sim, mas na decoberta da forma cuidadosa em que pintava cada detalhe, cada ângulo de seus quadros.
.
.
Graças aos pesquisadores do Met e ao avanço da tecnologia, foram usados raios X e reflectografia de infravermelho para se ver além do que os olhos podem ver em suas telas. Cada quadro foi desvendado camada por camada, fase por fase do progresso da pintura de Picasso.
.
As camadas superficiais de tinta foram sendo como que retiradas para revelar a visão do artista conforme seu momento de criação. Conseguiram descobrir até mesmo a ordem em que as cores foram sendo usadas e assim, desvendaram algumas boas histórias para os amantes da arte!
.
O acervo é do próprio Metropolitan - incluindo a famosa tela em que uma visitante perdeu o equilíbrio e caiu sobre a tela, abrindo um rasgo de 15cm, porém ela estará restaurada - e conta com 34 pinturas, 58 desenhos e aquarelas, 10 placas de cerâmica e duas esculturas.
.
.
O visitante terá a chance de apreciar telas que remontam toda a história de Picasso, principalmente pelo início e fim dos trintas anos mais importantes de sua carreira. A exposição ficará até o dia 1° de agosto.
.
Informações sobre o Met:
.
1000 Fifth Avenue at 82nd Street
New York, New York 10028-0198
Information: 212-535-7710
TTY: 212-570-3828
.
Horários do Museu:
Segundas: fechado
Terças-Quintas: 9h30am – 5h30 pm
Sextas e Sábados: 9h30 am – 9h00 pm
Domingos: 9h30 am – 5h30 pm
.
(Fotos do Metropolitan)

Nenhum comentário: