segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dicas de Segurança - Copa 2010

Gente, hoje vou "colar" aqui a reportagem que saiu no site da Globo sobre as DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA DA ÁFRICA DO SUL AOS TURÍSTICAS QUE VÃO A COPA.

Espero que gostem. Segue matéria:

"Controlar a violência urbana na África do Sul é uma grande preocupação dos organizadores da Copa do Mundo de 2010. A taxa de homicídios da África do Sul é de 38,6 a cada 100 mil habitantes, um número muito expressivo, ainda mais se comparado ao do país da Copa anterior, a Alemanha, com um homicídio a cada 100 mil pessoas.


De acordo com a polícia, os crimes na África do Sul são localizados. Assaltos e assassinatos se concentram em áreas conhecidas por alto índice de uso de drogas e a maioria das vítimas são sul-africanos que conhecem os criminosos.
Os visitantes que vêm para os eventos esportivos internacionais ou para o turismo são menos propensos a ser alvo dos bandidos, disse o porta-voz da polícia Vish Naidoo. “Não há motivos para paranoia”, afirmou.

Mas o próprio porta-voz dá algumas dicas de segurança para quem for à África do Sul ver a Copa do Mundo, que começa no dia 11 de junho.


  • Não exibir dinheiro e objetos de valor,

  • Não andar sozinho em lugares isolados,

  • Checar com funcionários do hotel informações sobre segurança em bairros onde caminhar ou correr.

O policiamento nas principais zonas turísticas será reforçado. Ao todo, 200 mil policiais vão trabalhar na segurança da Copa do Mundo. As fotos de todos os policiais serão disponibilizadas no site da corporação para que os turistas tenham certeza de que pediram informação para a pessoa certa.


 - GPS atualizado é fundamental


Gary Ronald, porta-voz da Associação Automobilística da África do Sul, aconselha quem for alugar um carro a usar o GPS com o programa atualizado com os mapas das cidades da África do Sul. Ele diz que falta sinalização em muitas ruas do país, mas as estradas estão em bom estado. Se alguém se perder, ele aconselha a procurar um lugar de grande movimento, como um shopping, e pedir orientação para algum policial.
 Câmeras e bolsas devem ficar no porta-malas fechado ao cruzar um lugar de tráfego intenso. Assim, é possível evitar a ação de bandidos que agem nos semáforos atacando os motoristas e roubando objetos de dentro do carro. Na hora de sacar dinheiro é fundamental procurar caixas eletrônicos em lugares bem iluminados e desconfiar de pessoas paradas próximas a ele.
“Não é recomendável perguntar a qualquer um na rua”


Outro conselho importante é jamais tirar os olhos do cartão de crédito. Alguns criminosos usam uma máquina conhecida no Brasil como “chupa-cabras”, que rouba os dados do cartão. "Eles podem fraudar um cartão aqui e em poucos minutos, usá-lo no Reino Unido, antes que você tenha deixado o restaurante”, indica Kalyani Pillay, executivo-chefe de uma agência que trabalha com sistemas de segurança de bancos oficiais do governo local."

(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: