segunda-feira, 3 de maio de 2010

Rio de cores brilhantes

Gente, quando vi essas fotos fiquei maravilhada com a beleza do rio. O nome dele é Caño Cristales e fica na Colômbia.
.












Situado no Parque Nacional Natural de Macarena (extremo sul do Departamento de Meta), o rio tem 100km de comprimento e 20m de largura. Sua localização encontra-se em uma área relativamente remota e isolada, que não é acessível pelas estradas locais.

Os turistas mais aventurados podem ter acesso ao local por uma das quatro cidades vizinhas, dentro da "The Sierra or Serrania (montanha) de la Macarena", um dos Parques Nacionais de Reserva Natural da Colômbia.

O passeio pode ser feito a pé, por cavalos ou burros dependendo da excursão/guia contratada(o) e não é permitido passar a noite e nem cozinhar no local.

Este parque está sob a jurisprudência dos municípios de Mesetas, Vista Hermosa, San Juan de Arama e Puerto Rico. Com 650 quilômetros, a reserva natural foi estabelecida em 1971, mas sua fundação só foi ratificada em 1989. Vale destacar que neste local há uma grade variação climática - do frio para o calor intenso.

Entre tantas cascatas, rios, cachoeiras, torrentes, quem se destaca é o Caños, considerado Patrimônio Biológico da Humanidade. As rochas da reserva de Macarena são datadas com mais de 1.200 milhão de anos, sendo uma das mais antigas do mundo. Essas pedras podem ser encontradas no leito do Caños.














Por suas cores e beleza esplendorosa, ele ganhou o título de "rio mais bonito do mundo"! Vamos combinar que merecidamente, né?

Ao percorrer o curso do rio, pode-se apreciar as mais belas vegetações, túneis e gamas de cores (amarelo, azul, verde, negro e roxo). Exatamente por essas últimas, a quem o chame de "o rio das cinco cores" devido às pigmentações formadas entre as combinações das pedras, musgos e algas.

Suas cores são um fenômeno biológico único que formam um arco-íris dentro d'água. Os diferentes tipos de algas e musgos brilham em diferentes cores. O maravilhoso visual também se deve a Macarenia Clavigera, uma planta de tom roxo, enquanto as algas e os musgos brotam com suas cores fortes e brilhantes quando o nível do rio está normal.

Durante a época de cheia, a água corre rápido em grande quantidade, obstruindo o fundo do rio e impedindo que os musgos e algas recebam a luz solar da qual precisam. E durante a seca, não há água o suficiente que sustente estas ofuscantes espécies de vida dentro do rio.















Contudo, por um período curto do ano, floresce um arco-íris de cores dentro rio. Este período ocorre entre a época de cheia e de seca, quando o nível da água está na medida certa, assim as diversas algas e musgos conseguem "brotar" em puras cores de amarelo, azul, verde, preto e vermelho, além das centenas de nuances entre elas que cobrem o rio.

O rio tem uma sucessão de correntes rápidas, cachoeiras e poços com água tão cristalina que se pode ver o fundo facilmente. Seu leito é repleto de pedras cobertas por um verde musgo e uma gelada corrente azul escura.

As mais ricas variedades de flora e fauna acompanham o rio durante todo o seu percurso. São cerca de 420 espécies de pássaros, 10 anfíbios, 43 répteis e 8 primatas. O Parque é uma fusão de três diferentes ecossistemas que proporciona uma rica diversidade: andes, planícies e floresta amazônica.

Com mais uma nomenclatura, Caños também conhecido como "o rio que fugiu do paraíso", sendo inconfundível e incomparável com qualquer outro rio do mundo. Dizem que é preciso ir pessoalmente à Colômbia para se acreditar em tamanha beleza.
.
(Fotos: internet)

2 comentários:

Rachel Murizini disse...

EU quero muito ver esse rio!!! lindo d++++++!!!!!
Rio Fashion da Colombia, kkkk
Tô pasma roubei até uma foto dessa pra colocar no comp!!!
AMEI!!!!
bjussssssss

Manddy disse...

Nossa, eu achei ele lindo tb. O problema é ser na Colômbia que vive com guerrilha... aff!