sábado, 5 de junho de 2010

Atração de St. Martin: o aeroporto

Esse post de hoje vai especialmente para meu namorado que havia me contado sobre isto, mas na hora achei que era uma crise de fertilidade de sua imaginação. (rs)

Para não continuar ignorante, fui conferir tal história e é a mais pura verdade! Já fiquei aqui de queixo aberto de ver as fotografias e vídeos! E pior, é um dos aeroportos mais famosos! hahaha Ignorância é um problema sério! tsc tsc tsc

Imaginem vocês depois de um longo e árduo ano de trabalho, você separa suas economias para aquela tão desejada viagem nas férias, faz uma pesquisa dos destinos e escolhe nada mais, nada menos do que um local paradisíaco.

Sim! Sol, céu azul, mar cristalino e puro sossego? Não, não! A última parte da descrição você esquece se for passar uns dias em St. Martin (St. Maarten), nas Antilhas Holandesas.

Isso porque o aeroporto, Princess Juliana, é considerado um dos mais espetaculares do mundo. Será por sua arquitetura, demanda de voos, tamanho...? Não! Simplesmente porque os aviões dão rasantes que surpreendem os banhistas.
Na verdade, quem vai pra lá (com exceção de mim até alguns dias atrás - rs) já sabe o que está por vir e fica pegando um sol na aereia ou aproveitando as águas transparentes entre um pouso ou decolagem.
A faixa de aereia da praia Maho e até mesmo uma estrada  ficam beeemm próximos da cabeceira da única pista do aeroporto. Segundo li, ele foi construído em 1942 e passou por reformas nos anos de 1985 e 2001. Sua pista não é considerada uma das menores do mundo com seus 2.349 metros com uma boa largura, sendo que a outra cabeceira fica a beira de um lago e de frente para uma cadeia de morros, impossibilitando ampliações . Essa característica permite que aviões de grande porte pousem e decolem de lá, como é o caso do 747, o famoso "Jumbo".

Dizem que não é aconselhável que os carros transitem pela pista quando houver aviões pousando devido ao deslocamento de ar. Há também aqueles turistas que buscam uma adrenalina um tanto quanto diferente ao ficarem grudados nas grandes de proteção para sentirem o jato "básico" de ar do avião durante sua decolagem. Alguns relatam que o deslocamento é tão forte que dá para arrastar uma pessoa que estiver em pé na praia (se é verdade ou não, não tenho idéia).

Quem tiver curiosidade em assistir a movimentação do aeroporto, basta procurar na internet que achará milhares de vídeos, inclusive da cabine do avião! Boas pesquisas e divirtam-se!

(Fotos: Airliners.net)

3 comentários:

A Pequena Viajante disse...

ahhh eu escrevi todo um comentário.. mas acho que o blogger hoje tá de preguiça.. vamos lá novamente...

Olá, tudo bem?

Eu já tinha escrito sobre esse aeroporto também, ele é realmente uma loucura! Só não tenho certeza se eu gostaria de estar dentro de algum daqueles aviões...
É perigoso até para quem fica em baixo, por causa do jato de vento..

enfim.. dê uma olhada lá no vídeo!

bjs.

http://apequenaviajante.blogspot.com/2009/10/aeroportos-do-mundo-st-maarten.html

joao o fenomenal disse...

Amei

joao o fenomenal disse...

Tenho muita vontade de conhecer esse lugar