quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quem visita Roma, normalmente, fica impressionado com a surpreendente integração entre as estruturas históricas dentro de uma cidade moderna. Shoppings, embaixada e sorveteria localizados próximos ou "dentro" das ruínas do estádio do século primeiro; apartamentos se "apoiam" no Teatro de Marcellus e por ai vai.

Neste mês de julho, os olhares se voltam para as ruínas das Termas de Caracalla, pois elas serão o epicentro da diversão e arte. As termas são conhecidas como as anfitriães das performances de balés e óperas.


A temporada de óperas nas ruínas do século terceiro, como é o caso deste complexo de banho público, não é nenhuma novidade. Esta tradição data da década de 30 - salvo por duplo período de interrupção (1940-1944 e 1994-2000). Anualmente, as Termas tem sido o point das tardes do abafado verão romano.

Para este ano de 2010 estão programados os balés de "Aida" (15 de Julho a 05 de Agosto) e "Rigoletto" (28 de Julho a 08 de Agosto). As duas performances aconteceram pela primeira vez nas Termas nos anos 30, quando o palco e platéia ficavam dentro das próprias ruínas.


Atualmente, os espectadores se sentam em uma arquibancada montada fora das ruínas e o palco está localizado a um curta distância das mesmas. As impressionantes paredes do centenário caldarium (sala aquecida) se transformam em parte do cenário, o que ajuda a intensificar a magia das apresentações.

Os ingressos começam pelo preço de 26,50 euros e podem ser comprados no Opera Web site ou na bilheteria durante a noite de cada espetáculo. É recomendável que se reserve com antecedência seus tickets.

(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: