quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Festa em Niterói pelos seus 436 anos

Seguem as Informações da Prefeitura de Niterói para os eventos de comemoração dos 436 anos da cidade!

Niterói comemora 436 anos com programação intensa

Niterói vai comemorar 436 anos com vários eventos, com destaque para a Missa tradicional, no dia 22, às 10h, no Morro de São Lourenço e vários shows, na Praia de Icaraí. Serão dias em ritmo de dança, música, teatro, arte contemporânea, gastronomia e esporte. No palco da praia se apresentarão a Companhia de Dança Deborah Colker, com o espetáculo “Cruel”, no dia 22, às 20h; a Companhia de Ballet de Niterói, com “Choros”, uma homenagem a Pixinguinha, no dia 21, às 20h. No dia 20, a partir das 20h, vários artistas da cidade fazem um tributo aos Beatles, na Praia de Icaraí. Sobem ao palco talentos como a cantora revelação do programa Ídolos, Nanda Garcia, o violinista Cassio Tucunduva, a banda Colorado Country, o baixista Renato Rocketh, a cantora Adriana Ninsk, entre outros.







A abertura oficial da festa de aniversário será com uma Missa em Ação de Graças, no dia 22, às 10h, na Igreja São Lourenço dos Índios, marco da fundação da cidade. Neste dia também haverá intensa programação, das 10h às 14h, no Campo de São Bento, em Icaraí, com apresentações de grupos de dança popular e oficina do Bloco do Vigário.

Outro importante evento será o resgate da Semana de Icaraí, que acontecerá de 16 a 22, das 19h às 20h (dias úteis) e das 8h às 16h (sábados e domingos), reunindo nove modalidades de esporte, na Praia de Icaraí. No dia 19, haverá a Festa da Bandeira, com a Orquestra da Fortaleza de Santa Cruz, às 18h, também, na Praia.

Durante os shows na Praia de Icaraí, serão distribuídos adesivos para carros com o slogan da campanha "Eu adoro Niterói". A realização é da Prefeitura de Niterói, através da Neltur, da Fundação de Artes de Niterói/Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Esportes e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Economico.


Programação Completa

A quinta edição do Niterói Musifest abriu as comemorações pelos 436 da cidade, celebrados no dia 22. Desde o dia 2 de novembro, o palco do Teatro Municipal de Niterói vem recebendo shows variados e workshops vem sendo realizados no Centro Cultural Abrigo dos Bondes.

O próximo show será nesta quinta, dia 5/11, às 19h, com a talentosa cantora Taryn Szpilman e seu quarteto, que conta com, nada mais, nada menos, que o excelente Cláudio Infante, nas baquetas. Ingresso custa R$ 15,00.

No Centro Cultural Abrigo dos Bondes, o baixista de Gilberto Gil, Arthur Maia e o guitarrista da banda Doctor Sim, Eduardo Ardanuy promovem workshop, no dia 6/11. A entrada é franca. As senhas serão distribuídas uma hora antes de cada oficina, no local. - Centro Cultural Abrigo dos Bondes (Marquês de Paraná, 100- Centro).

- De 8 a 22 de novembro, acontece o “Nobrega Gourmet”
No dia 8 de novembro, às 10h, será a abertura oficial do evento “Nobrega Gourmet”, com atividades de arte contemporânea e intervenção urbana, oficinas temáticas de Gastronomia, shows musicais, performances circenses etc, na Rua Nóbrega, no trecho entre Mariz e Barros e Cinco de Julho; e Mariz e Barros e Av. Sete de Setembro, no Jardim Icaraí.

- Dia 9, às 19h, será a inauguração da Rede Nóbrega de Gastronomia, com os restaurantes Miksi, Gendai, Boteco Confraria, Spicy Gastronomia, Nossa Casa e Torninha desenvolvendo um menu degustação especial, na Rua Nóbrega.

O Nobrega Gourmet será realizado até o dia 22 de novembro. Do dia 10 ao dia 19, vários chefs promoverão degustações em plena calçada da Rua Nobrega: 10/11, às 19h, Torninha e Gendai; 11/11, às 19h, Nossa Casa e Boteco Confraria; 12/11, às 19h, Spicy, Miksi e Delícias da Fazenda Grill; 17/11, às 19h, Spicy, Miksi e Delícias da Fazenda Grill; 18/11, às 19h, Nossa Casa e Boteco Confraria; 19/11, às 19h, Torninha e Gendai.

- De 10/11 a 07/12, Traços Miúdos em Cenas Fugidias
Segunda a sexta, das 9h às 17h, com pinturas e fotografias de Eloá Carvalho, Klaus Reis e Rebeca Rasel, na Sala José Cândido de Carvalho (Rua Presidente Pedreira, 98- Ingá). Gratuito.

- De 16 a 22/11, Semana de Icaraí
Serão montadas 9 arenas esportivas na Praia de Icaraí. Entre as atividades, na areia da praia, haverá: Vôlei de veteranos; Hand Beach; Frescobol; Beach Soccer; Vôlei de dupla; Futvolei de 5; Rugby; Peteca; Futvolei de dupla e as águas de Icaraí vão receber uma competição de Caiaque Havaiano. Das 19h às 20h (dias úteis) e 8h às 16h (sábados e domingos).

- Dia 17, das 9h às 17h
Oficina Sistema Criativo e Formação da Rede Niterói Música. Realização Funarte, em parceria com o Sebrae/RJ, Neltur, SMC e FAN, no Centro Cultural Abrigo de Bondes. Gratuito.

- Dia 19, às 18h, Festa da Bandeira Nacional, na Praia de Icaraí
Apresentação da orquestra da Fortaleza Santa Cruz e Banda Municipal Santa Cecília, no palco da Praia De Icaraí.

- Dia 19, no Terminal Rodoviário – Centro: das 8h às 17h, Saúde: aferição de pressão, colesterol, glicose, nutrição e odontologia; Às 17h30, Estação Cultural, com Fred Tavares; das 17h às 19h, Performance - Arte Contemporânea, com o Grupo La Rica.

- Dia 20, às 20h, Palco Niterói reúne músicos da cidade, na Praia de Icaraí
Os músicos farão um tributo aos Beatles. Entres os artistas confirmados estão: o baixista Renato Rocketh, a cantora Nanda Garcia, os cantores João Gabriel e Brasilia, a banda Colorado Country, o grupo Krya, o violonista Casio Tucunduva, a cantora Adriana Ninsk, entre outros. Gratuito.

- De 20 a 25/11


VII Araribóia Cine- Festival de Niterói
Na semana de aniversário da cidade, a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense promovem a oitava edição do Araribóia Cine, um festival de cinema brasileiro e temático. A terra de Araribóia irá receber cineastas de todo o Brasil para debater seus filmes ao lado de nomes de reconhecida competência no meio audiovisual brasileiro. As sessões serão realizadas no MAC, no Cine Arte UFF, no Sesc Niterói.

Dia 21/11

- Às 9h, na Praia de Piratininga, Intervenção Infantil. Às 11h, no mesmo local, Estação Cultural, com Andréa França.

- Das 9h às 12h e das 13h às 16h, Viagem Literária. Roteiro: Igreja São Lourenço dos Índios - Caminho Niemeyer - Solar do Jambeiro - Museu de Arte Contemporânea – Mac.

- Das 15h às 18h, em Jurujuba, Festival de Lazer, com recreação, brinquedos gigantes, roda de capoeira e futebol de praia. Às 18h, Niterói na Linha do Tempo. Às 19h, CINESESC e Performance - Arte Contemporânea.

- Às 17h30, na Praia de Icaraí, apresentação do Ballet Simone Falcão e mais 19 academias de dança, no palco principal da Praia de Icaraí.

- Às 20h, no palco da Praia de Icaraí, acontece o espetáculo “Choros – Um Tributo a Pixinguinha”, com a Companhia de Ballet da Cidade Niterói.


Dia 22/11

- 10h, Missa em ação de graças, na Igreja de São Lourenço dos Índios (Praça General Rondon s/n- Morro de São Lourenço).

- 10h às 14h, no Campo de São de Bento: Performance - Arte Contemporânea, com Bob N. Intervenção Circense e Cortejo das Artes.

- Às 10h, Exposição “Niterói na Linha do Tempo”, no Parque da Cidade.

- Às 11h, Show de Marcus Lima e Brazuca 4, no Parque da Cidade. Realização Sesc/Niterói

- Às 19h, CINESESC, em Riodades.

- Às 20h, na Praia de Icaraí, “Cruel” - espetáculo apresentado por 17 bailarinos da Companhia de Dança Deborah Colker, com coreografias de Deborah em parceria com Fernando Muniz e colaboração do diretor de teatro Gilberto Gawronski.
Realização Sesc/Rio e Sistema Fecomercio- RJ. Gratuito
.

Dia 26/11

- às 20h, 30 Anos de Carnavais, Malandros e Heróis - Colóquio sobre o livro de Roberto DaMatta, seguido de coquetel. Mesa composta pelos professores Afonso Romano Sant’anna, Everardo Rocha, Gilberto Velho, Lívia Barbosa e Maria Laura Viveiros de Castro. No Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195- Ingá). Gratuito.

- 18h, em São Domingos, Movimento Periférico - na pista, com apresentação musical, grafite e batalha de MCs. Performance - Arte Contemporânea, com Gabriela Moreti. Realização: Sesc /Niterói

Dia 28/11

- das 10h às 13h, em Charitas. Estação Cultural: Dona Jurema apresenta roda de samba. Gratuito.

Nenhum comentário: