terça-feira, 15 de junho de 2010

Buenos Aires: Capital Mundial do Livro (2011)

Que Buenos Aires é a capital da Argentina e do Tango todo mundo sabe! Mas em 2011, a cidade receberá mais um título, será a Capital Mundial do Livro.

Ela foi escolhida pela Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).  Suas concorrentes foram: Caracas (Venezuela), Havana (Cuba), Sharjah (Emirados Árabes) e Teerã (Irã).

Como dica de viagem fica um ponto lindo e famoso da literatura argentina: a livraria El Ateneo.


O espaço, que agora é ocupado por livros, estantes, Cds, Dvds e muitas pessoas circulando, já foi literalmente o palco de um belíssimo teatro, o Grand Splendid.

Construído em 1919 pelo arstríaco Max Glücksmann, o prédio do teatro tinha capacidade para 500 poltronas, além das 500 na geral. Era tido como uma "catedral das artes cênicas".




A cúpula do teatro possui belíssima pintura do italiano Nazareno Orlandi com temas pacifistas, visto que na época ainda pairava clima da Primeira Guerra.


Ao se transformar em uma imponente livraria, os proprietários cuidaram para que a adaptação do espaço não alterasse a estrutura original do teatro e por isso, praticamente tudo se mantem fiel.


Somente as milhares de estantes substituiram as poltronas. No subsolo, onde antes eram os camarins - com atores trocando de roupas e se preparando para o espetáculo -, está localizada a seção infantil. No palco, um café serve deliciosos pratos enquantos os clientes os degustam e folheiam alguma revista ou livro. Nos pisos superiores, os camarotes deram espaço a galeria de arte e seção de música clássica, além de serem aconchegantes recantos de leitura.


Buenos Aires, atualmente, possui uma livraria  para cada 60 mil habitantes. Os preços dos livros são fixados e o que "cria" a concorrência no país é a especialização de cada livraria: umas destinadas às mulheres, à quadrinhos, à imagem e jornalismo etc.

A Argentina é tida como o segundo país do mundo que edita livros na língua espanhola, perdendo somente para a Espanha. Mas na América Latina, o primeiro posto é todo dela.

Há um guia específico ("El libro de los libros") para aqueles que desejam montar seu roteiro turístico em Buenos Aires em conjunto com visitas às livrarias da cidade. Nele, constam nada mais, nada menos, do que 383 livrarias!

Outra dica: visite a Hernandes, conhecida por ter sobrevivído aos tempos de repressões onde os livros não poderiam ser vendidos, mas mesmo assim a livraria, em seu porão, comercializava as edições. Já está aberta há cinco décadas e possui um acervo que ultrapassa os 250 mil livros. Especializada em literatura e ciências sociais.

INFORMAÇÕES:



** Librería El Ateneo - GRAND SPLENDID:

Endereço: Santa Fé, 1860
Bairro: Recoleta
Telefone: (54 11) 4811-6104 ou 4813-6052
Horário: Segundas a Quintas, das 9 às 22h. Sextas e Sábados, das 9 às 24h. Domingos, das 12 às 22h.


** Librería Hernandes

Endereço: Corrientes, 1436
Bairro: San Nicolás
Telefone: (54 11) 4372-7845

ou


Av. Corrientes 1311.
Tel.:(54 11) 4373-6106



** Guia específico de Livraria em Buenos Aires:


Nome: "El libro de los libros"
Obs: Também está disponível gratuitamente na internet. Clique aqui!


(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: