sábado, 19 de junho de 2010

Lost In Translation

Antes do post, peço desculpas pela falta de atualização aqui, mas estou em final de período. Correria!

Se você não é nenhum poliglota, mas deseja voar alto, atravessar os oceanos e conhecer esse mundão é bom estar preparado para os idiomas de cada países do seu roteiro.


Há quem viaje com excursões para evitar este "desconforto" de não falar a língua local do destino escolhido - além de evitar algumas outras preocupações.

Quem arranha ou tem fluência no Inglês consegue se virar bem pelas viagens, pois a maioria dos locais sempre tem alguém que entenda este idioma.



Mas se você quer se prevenir e tem interesse em aprender o básico da língua do país que vai conhecer foi dar uma sugestão (e olhem que não estou ganhando absolutamente nadaaaa com tal merchan - antes tivesse - risos): comprem os guias de conversações.

Basta entrar em qualquer livraria que você vai achar um monte deles e com preços variados. Vale a pena uma pesquisa básica na internet porque surgem promoções tentadoras.

Eu comprei um que gostei muito, o Guia de Conversação Ilustrado da PubliFolha. O kit vem com um livro e Cd de áudio. O tamanho do livro é perfeito, pois cabe - literalmente - na palma da mão, ou seja, perfeito para se colocar naquela bolsa pequena ou nos bolsos generosos das calças masculinas.



Nele você vê diversos objetos, escuta a pronuncia das palavras, de trechos de conversas e com isso, treina a sua fala! Dentro dele tem saudações, frases úteis (do tipo "eu não falo francês. Você fala...? Eu não entende. O que é isso?), vocabulário básico e depois é dividido por temas: como circular, comer fora, hospedagem, compras, turismo, esportes e lazer, saúde, emergência, cardápio e um minidicionário do idioma para o português e vice-versa.

O livro é superfácil de manusear, bem didático, as figuras auxiliam bastante e o legal é que em cada tema existe um subtema. Por exemplo: Na parte "Como Circular" existe voculabulário para se alugar carro, dirigir, sinalização de trânsito, na estação, viagem de trem, de ônibus/táxi, de barco, de avião e no aeroporto.


A editora disponibiliza esses guias em diversos idiomas: chinês, italiano, espanhol, francês, inglês, alemão. Alguns são difíceis de se encontrar nas livrarias, mas quando precisei achei muitos do inglês, alemão e francês.


Já me indicaram - e elogiaram - o livro "15 Minutos" para aprender os idiomas e a PubliFolha editou o inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, chinês, alemão e árabe. O Kit vem com dois Cds (com duração de 60 minutos) e um livro ilustrado com exercícios e exemplos do cotidiano. Segundo alguns sites, em doze semanas de aulas são o suficiente para aprender uma língua do zero ou reforçar o conhecimento. O preço desse é mais salgadinho, algo próximo dos R$ 48,00.


Obviamente que existem infinitos guias de conversação para viagens ou até mesmo para quem quer aprender o idioma com maior profundidade. Diversas editoras estão neste ramos e isso ajuda a variação dos preços de cada curso.


Eu faço o post indicando a PubliFolha porque sou consumidora e estou satisfeita com os produtos que fiz uso, somente por isso que não citei nenhuma concorrente.


(Fotos: da web e do site da PubliFolha)

Nenhum comentário: