quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mais um record pros Emirados!

Eu ia postar sobre esse prédio há algum tempo, mas acabei deixando, deixando e esqueci. Agora vi uma nota sobre ele e resolvi publicar logo aqui.

Eu adoro ver o National Geographic Channel e foi nele que acompanhei todaaaaa a obra do Capital Gate. O projeto era muito ouçado, pois o sheik desejava que o prédio fosse diferente e os arquitetos elaboraram uma estrutura absolutamente inclinada.


 

O desejo era de criar um símbolo para Abu Dhabi, Emirado vizinho de Dubai. Os engenheiros levaram tempo tendo solucionar o desejo do sheik, com a estrutura do arquiteto e as reais condições de transformar um desenho em construção real.

O problema da engenharia era: como fazer com que as forças da física não levassem todo o prédio - de 160 metros e com muito concreto, muitos vidros, ou seja, com muito peso - para o chão e tombasse de vez.


Muitas alterações no projeto original e graças a atual tecnologia, tudo ficou com esse resultado visual maravilhoso que se pode conferir nas fotos.

The Capital Gate, será o novo point comercial do Emirado e tem 18 graus de inclinação para oeste. A inclinação começa no 12º andar e chega a ser quatro vezes a mais que a Torre de Pisa (que envergou naturalmente). O Capital Gate ainda conta com um "deck" sobressalente com piscina, restaurante, hotel cinco estrelas, escritórios e heliponto.

A previsão é do Capital Gate estar totalmente pronto para inauguração no final desde ano de 2010, mas enquanto isso já ganhou seu título de prédio mais inclinado do mundo no Livro do Guinness.

(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: