segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pedalar em Roma

Quem conhece Roma ou até mesmo quem nunca pisou por lá sabe da fama do trânsito da cidade. Muita fumaça, motoristas agressivos, falta de respeito às leis de trânsito é só o começo para esse título que considera Roma uma cidade não muito segura para pedestres e ciclistas.


Há quem diga que pedalar por Roma é um esporte radical! Para melhorar, o governo local comunicou que deseja transformar a capital italiana em uma das melhores cidades para se pedalar até 2020.

Muitos dizem que conseguir esse financiamente e implementar o programa é uma ilusão da política local, mas se o plano der certo, Roma ganhará 620 milhas de ciclovias pavimentadas e terá o dobro das famosas e queridas bike-sharing, juntamente com seus "quiosques".


Até lá, moradores e visitantes poderão pedalar por sua conta e risco e ainda tirar proveito deste projeto de dividir as bicicletas. A ATAC, autoridade municipal de transportes, possui cerca de 150 bicicletas que podem ser alugadas por 50 centavos de euro para uso entre 30 min. Para utilizar essas bikes, o visitante precisa se inscrever em alguns dos escritórios da ATAC. Os "postos" mais convenientes para os turistas estão localizados nas estações de metro: Termini, Spagna, Lepanto e Ottaviano.

Por uma taxa inicial de 10 euros, você obtem o cartão magnetizado "smart card" para retirar uma das bicicletas de um dos 24 "quiosques" da cidade e terá ainda 5 euros de crédito.

O programa da bike-sharing do ATAC não tem um preço tão acessível para quem deseja pedalar pela capital italiana por mais tempo. Nesses casos, você pode encontrar preços bem mais em contas como é o caso das "bike shops". Fica a dica da Collalti (Via del Pellegrino, 82; 39-06-6880-1084), que cobra 45 euros para a semana de aluguel.

Vamos combinar que a idéia de colocar mais bicicletas circulando nas ruas de qualquer cidade e dar infra para que os ciclistas possam pedalar por ai com segurança é super bem-vinda! Eu já pude ver pessoalmente o quanto as pessoas utilizam essas bikes, como é prática, a quantidade enorme de "quiosques" para você pegar a sua ou deixá-la por lá para outro usar e fora que o meio ambiente agradece demais!

(Fotos: Internet)

Nenhum comentário: