segunda-feira, 12 de julho de 2010

Luzes no Japão

A partir de amanhã, dia 13 de julho, começará o Festival Obon, no Japão. Evento dedicado a honrar os nossos antepassados.

Milhares japoneses e turistas se reunem para ver - alguns até participar - da dança folclórica Bon Odori e se emocionarem com o momento mais subline deste dia: lançar as lanternas de papel nos rios. Este ato simples tem como objetivo iluminar o caminho das almas dos antepassados.


O período também tem como objetivo rezar para a tranquilidade, sossego e descanso das almas de nossos ancestrais. Essas pessoas acreditam que os espíritos de seus familiares voltam para suas casas para se reunírem com sua família durante o Obon. Exatamente por isso, esta data acaba por ser uma época de reunião, reencontro familiar, onde muitos retornam a suas cidades natais.


Originalmente, o Obon era comemorado por volta do 15° dia do sétimo mês do calendário lunar, mas atualmente o período do evento é diferente em cada região do Japão. Alguns locais comemoram o Obon no dia 15 de Agosto (calendário solar). Em algumas áreas de Tokyo, o Obon é celebrado por volta do dia 15 de Julho e a celebração continua como a original em muitas cidades de Okinawa.

Muitas pessoas limpam suas casas e oferecem vários tipos de comida - como vegetais e frutas - para os espíritos de seus familiares. O cheiro do incenso chamado senko é sentido tanto em casas como ruas e cemitérios. O altar de butsudan é decorado com flores e chouchin (lanternas de papel). Todo um ritual é realizado para que aconteça o Toro Nagashi, ou seja, as lanternas feitas de papel são jogadas aos rios para flutuares até chegarem ao oceano.


Obon não é um feriado nacional no Japão, mas muitas pessoas tiram férias durante este período para que possam visitar suas famílias e sua cidade natal.

Se você estiver em Tokyo entre os dias 13 e 15 de Julho, poderá curtir um dos eventos mais emocionantes do ano. Ainda é comemorado o Obon entre os dias 13 e 15 de Agosto em grande parte do país. Além do Japão, muitas colônias japonesas espalhadas por todo mundo também comemoram o Obon.

3 comentários:

Rachel Murizini disse...

eu amo essas lanternas japonesas, já pensei em comprar uma pra colocar como lustre no meu quarto!!!!

Manddy disse...

Eu tb adoro. São um charme, né? Ia ficar bem legal usar como lustre - desde que não seja de papel para evitar incêndios...

Eu pensei em fazer uma festa e usar essas lanternas como decoração. O que acha?

Rachel Murizini disse...

KKkk é verdade imagina o tumulto que ia ser!!!! bombeiros pra tudo quanto é lado!!!! kkkk
eu acho ótimo, super charmoso.. me chama pra te ajudar a organizar a festa hein!!!
ah qnto a assessoria já estou empolgada e curiosa... nem nos vimos ontem, temos que marcar novamente.