A partir de amanhã, dia 13 de julho, começará o Festival Obon, no Japão. Evento dedicado a honrar os nossos antepassados.
Milhares japoneses e turistas se reunem para ver - alguns até participar - da dança folclórica Bon Odori e se emocionarem com o momento mais subline deste dia: lançar as lanternas de papel nos rios. Este ato simples tem como objetivo iluminar o caminho das almas dos antepassados.
O período também tem como objetivo rezar para a tranquilidade, sossego e descanso das almas de nossos ancestrais. Essas pessoas acreditam que os espíritos de seus familiares voltam para suas casas para se reunírem com sua família durante o Obon. Exatamente por isso, esta data acaba por ser uma época de reunião, reencontro familiar, onde muitos retornam a suas cidades natais.
Originalmente, o Obon era comemorado por volta do 15° dia do sétimo mês do calendário lunar, mas atualmente o período do evento é diferente em cada região do Japão. Alguns locais comemoram o Obon no dia 15 de Agosto (calendário solar). Em algumas áreas de Tokyo, o Obon é celebrado por volta do dia 15 de Julho e a celebração continua como a original em muitas cidades de Okinawa.
Muitas pessoas limpam suas casas e oferecem vários tipos de comida - como vegetais e frutas - para os espíritos de seus familiares. O cheiro do incenso chamado senko é sentido tanto em casas como ruas e cemitérios. O altar de butsudan é decorado com flores e chouchin (lanternas de papel). Todo um ritual é realizado para que aconteça o Toro Nagashi, ou seja, as lanternas feitas de papel são jogadas aos rios para flutuares até chegarem ao oceano.
Obon não é um feriado nacional no Japão, mas muitas pessoas tiram férias durante este período para que possam visitar suas famílias e sua cidade natal.
Se você estiver em Tokyo entre os dias 13 e 15 de Julho, poderá curtir um dos eventos mais emocionantes do ano. Ainda é comemorado o Obon entre os dias 13 e 15 de Agosto em grande parte do país. Além do Japão, muitas colônias japonesas espalhadas por todo mundo também comemoram o Obon.
3 comentários:
eu amo essas lanternas japonesas, já pensei em comprar uma pra colocar como lustre no meu quarto!!!!
Eu tb adoro. São um charme, né? Ia ficar bem legal usar como lustre - desde que não seja de papel para evitar incêndios...
Eu pensei em fazer uma festa e usar essas lanternas como decoração. O que acha?
KKkk é verdade imagina o tumulto que ia ser!!!! bombeiros pra tudo quanto é lado!!!! kkkk
eu acho ótimo, super charmoso.. me chama pra te ajudar a organizar a festa hein!!!
ah qnto a assessoria já estou empolgada e curiosa... nem nos vimos ontem, temos que marcar novamente.
Postar um comentário