Que a Copa do Mundo 2010 está chegando todo mundo sabe, mas será que todos estão cientes dos cuidados necessários para manter sua saúde em dia na África do Sul?
Para isso, o Ministério da Saúde do Brasil divulgou várias dicas. É bom ficar atento.
O turista/torcedor brasileiro deve estar em dia com as vacinas contra sarampo, rubéola e febre amarela. Caxumba, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite também devem estar atualizadas - o que vai depender da faixa etária e do calendário de vacinação.
Essas vacinas são fornecidas gratuitamente em todos os Estados do país, nos postos de saúde.
Importante!!
Há quem tome a vacina contra febre amarela, mas não retire o "Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia". Este documento é essencial para a entrada no país sede da copa. Para isso, é necessário que se leve o passaporte e o cartão de vacinação assinado a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa para obter tal certificado.
Não deixe para fazer isso no dia da viagem ou há poucos dias de embarcar, uma vez que imprevistos acontecem e o centro da Anvisa por estar fechado no momento ou ocorrer falhas no preenchimento do cartão.
Para encontrar um desses centro da Anvisa, basta ir a um dos portos ou aeroportos do país, pois segundo o Ministério, quase todos possuem um. Para um atendimento mais rápido, cadastre-se primeiro no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras.
Ainda sobre as vacinas, foi feito um alerta sobre a antecedência de tomá-las. Há doenças, como o sarampo e rubéola, que estão classificadas como surtos na África do Sul e possuem fácil transmissão. Para estar protegido de verdade é recomendado tomar as vacinas 10 dias antes de viajar. Esta é uma forma fácil e eficaz de se prevenir contra estas e outras doenças.
Prevenção:
Faça seguro de saúde antes de viajar;
Evite alimentos vendidos por ambulantes;
Opte por alimentos bem cozidos e assados;
Evite carne crua e/ou mal passada;
Beba, preferencialmente, água mineral ou outras bebidas industrializadas;
Não uso/beba gelo (não se conhece a procedência da água usada em sua produção);
Evite sentar e deitar diretamente na grama;
Use repelente (afasta insetos e carrapatos que podem transmitir doenças graves como malária, febre amarela, dengue e febre maculosa);
Procure uma unidade de saúde imediatamente caso sinta dor no corpo, de cabeça e febre;
Leve informações de tipo sanguíneo, doenças e alergias junto ao seu passaporte (facilita atendimento médico);
Leve com você, na mala de mão, seus medicamentos de uso contrínuo e controlado;
Se fizer o passeio de safári:
Use roupas de mangas compridas;
Use roupas preferencialmente de cores claras;
Use calças compridas dentro de botas;
Examine seu corpo a cada 3 horas (verificar presença de carrapatos);
Passe e repasse filtro solar;
Mantenha-se longe das aves vivas ou abatidas em granjas ou mercados públicos
Se encontrar algum carrapato em seu corpo: retire-os com uma pinça tomando o cuidado para não esmagá-los com as unhas, pois isso pode liberar as bactérias e contaminar partes do corpo.
Mala ponta, com todos os cuidados tomados, vacinas em dia, muita animação? Agora é só embarcar para a África do Sul e gastar muita energia para torcer para o Brasil - livre de doenças !!!!
Boa viagem e bons jogos!
(Fotos: internet)